Páginas Adicionais

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Waldemir realiza fiscalização nos equipamentos públicos das comunidades ribeirinhas


    
Fiscalização na UBS da comunidade rural Jatuarana


Com o objetivo de verificar as reais necessidades e propor ações para melhoria do atendimento à população nos públicos municipais das comunidades ribeirinhas, o vereador Waldemir José (PT) iniciou nos dia 22 e 23 deste mês, a primeira fase do ciclo de fiscalização coletiva nas das Zonas Rurais do Rio Negro e Rio Amazonas que estão ligadas ao município de Manaus. 

Na dinâmica da fiscalização, participaram lideranças representativas de cada comunidade visitada e, também, a delegada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manaus, Iranduba e Careiro, Maria Leonice Silva, o representante do Fórum Permanente em Defesa das Comunidades Rurais de Manaus (Fopec) Nidoval Souza e o assessor de habitação da Cáritas Arquidiocesana, Marcos Roberto Brito. 

No primeiro dia as comunidades visitadas foram Cuieiras, Santa Maria e Bela Vista do Jaraqui, todas localizadas à margem direita Rio Negro. Dos inúmeros problemas encontrados, o que mais a população local reclama é da falta de segurança, da saúde e da educação. 

Durante a fiscalização, Waldemir José encontrou escolas e postos de saúde em estado de total abandono. Faltam medicamentos, faltam profissionais ou os postos estão fechados porque os gestores viajaram de férias. Em outra situação, ele encontrou o prédio da escola em perfeito estado estrutural e bem equipado, porém não existem professores qualificados para ministrar determinadas disciplinas. 


Com relação à saúde, os ribeirinhos reclamam da falta de assistência médica, principalmente em casos de emergências, pois não existem “ambulanchas”, nem serviços de pronto atendimento e nem profissionais, por isso eles solicitam uma base do Samu nas proximidades. Assassinatos, roubos e furtos fazem parte do cotidiano dessas comunidades que solicitaram a presença da segurança pública. 


No segundo dia as comunidades fiscalizadas foram Mainã, Jatuarana, São Francisco do Tabocal e São Raimundo do Tabocal que ficam à margem esquerda do Rio Amazonas. 

Nessas localidades a situação é ainda pior, destacando-se a escola de São Raimundo do Tabocal, que foi construída pela própria comunidade e ainda possui estrutura de madeira, telhados de alumínio, banheiro externo e possui uma única sala para atender várias crianças de séries diferentes. Outra situação de descaso por parte da Prefeitura é o posto de saúde da comunidade São Francisco, que corre o risco de desabamento devido à erosão do terreno causada pelas águas do rio Amazonas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.