Páginas Adicionais

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sindicato de São Paulo elogia iniciativa de vereador de Manaus

O vereador Waldemir José (PT) recebeu elogios do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo (Sintracomec/SP) pela iniciativa de propor o plebiscito da água na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O Sintracomec/SP editou um vídeo sobre a história das privatizações do serviço de água em todo mundo e como isso têm acentuado os problemas e ameaçado a melhoria na distribuição e  universalização de um dos maiores patrimônios da humanidade.

A iniciativa de Waldemir ainda está na fase da coleta das assinaturas necessárias (13) para apresentar o decreto legislativo que irá poderá definir através do voto direto se a população de Manaus deseja que a empresa Águas do Amazonas permaneça com o serviço de água e esgotamento sanitário. A medida tem argumento as constantes reclamações dos usuários, o descumprimento de metas contratuais, as cobranças indevidas e a má qualidade do serviço prestado em Manaus, que, embora seja uma das capitais brasileiras que abrigue a bacia hidrográfica do País o acesso à água ainda é um grande problema.

CPI, projetos legislativos e audiências após recesso

Com o retorno do recesso parlamentar, o Waldemir José (PT) quer retomar uma série de projetos legislativos e de fiscalização ao poder Executivo.



Até agora, já foram coletadas 37.590 mil assinaturas da meta de 60 mil assinaturas (5% do eleitorado local) que servirão para pressionar a instalação da “CPI da licitação dos ônibus”.

A proposta de decreto legislativo que institui o plebiscito da água já recebeu a adesão de cinco parlamentares - Ademar Bandeira (PT), Elias Emanuel (PSB), Hissa Abraão (PPS), Joaquim Lucena (PSB), Mário Frota (PDT). Paulo De Carli, Lúcia Antony (PCdoB) e Elói Abreu (PTC) também prometeram assinar o projeto. O plebiscito dará a opção à população de Manaus decidir sobre a caducidade da concessão de serviços públicos de abastecimento de água e de esgoto sanitário pela empresa “Águas do Amazonas”. A concessão da água foi privatizada no ano de 2000, mas até hoje a população da cidade padece com a má prestação de serviços.

Através da Comissão de Educação, o vereador está preparando uma audiência pública sobre os professores de município que trabalham com carga dobrada, mas não recebem salário equivalente. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) será convocada.

Na Comissão de Legislação Participativa, outra audiência pública irá tratar sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores do Terminal de Integração 3, que estão sem energia elétrica no local. A data não está marcada.
  

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.