Páginas Adicionais

sábado, 6 de abril de 2013

Waldemir propõe criação de Plano Diretor para o sistema de transporte público

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Waldemir José, durante a reunião ordinária da 8ª Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP) realizada nesta sexta-feira (5), propôs a criação do Plano Diretor específico para o sistema de transporte público da cidade e, ainda, a realização de um seminário para formação do conhecimento técnico sobre o funcionamento desse sistema.

De acordo com o vereador Waldemir José, os problemas existentes no sistema do transporte convencional da cidade de Manaus são antigos e sempre os mesmos. Por isso, a necessidade de criar um plano orientador das políticas públicas para o transporte. “O Plano Diretor é um instrumento de planejamento da cidade em longo prazo. Ele perpassa de uma gestão para outra, evitando que a cidade sofra as consequências com a falta de planejamento”, disse.

Ainda de acordo com Waldemir José, a ideia para criação desse plano exclusivo para o transporte público surgiu a partir da experiência de algumas cidades brasileiras, como é o caso de Curitiba que possui o melhor sistema de transporte do país. “A capital paranaense tornou-se modelo internacional de organização no transporte coletivo. Se a experiência é boa podemos aplicar aqui também”, afirmou.

Além disso, o líder petista afirmou que a proposta de realização de um seminário para estudos e apropriação das informações sobre o funcionamento, sobre planilha, sobre a melhor utilização do sistema eletrônico, dentre outros assuntos relacionados ao sistema de transporte, é importante para composição e criação desse plano.

O petista propôs, ainda, que a COMTVOP seja protagonista na luta pela melhoria do transporte coletivo da cidade de Manaus, para isso é necessário que a Comissão esteja preparada para esse debate. “Essa Comissão pode fazer o diferencial na discussão acerca do transporte público da cidade. O seminário contribuirá para nos orientar na luta pela melhoria desse sistema”, concluiu.

Na proposta, instituições e setores envolvidos na área de transporte público deverão ser convidados para participar da realização desse seminário.
Fonte: Assessoria do Vereador
Fotografia: Robervaldo Rocha/CMM

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.