Páginas Adicionais

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Waldemir faz críticas à metodologia de implantação do BRS

Foto: Roberval Rocha/Dircom



Diante do debate acerca do funcionamento da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Constantino Nery para o início do Bus Rapid System (BRS), o vereador Waldemir José (PT) criticou, na manhã desta segunda-feira (23), a forma como a Prefeitura implementou um novo modal sem estreitar o diálogo  com a população para que esta fosse convencida da necessidade da medida.

 “Se ele (Artur Neto) conversasse com a população certamente não teria tanta rejeição a esse modal. Essa atitude, a meu ver, é autoritária e joga a população contra a proposta. Por isso, há tantas manifestações contrárias e insatisfação com essa operação”, disse Waldemir José.

De acordo com o parlamentar, a medida tomada pela Prefeitura é autoritária, tendo em vista que a Câmara Municipal, que representa a população, não foi chamada para discutir a implantação dessa política.

Além disso, o parlamentar acrescentou que é favorável a implantação do BRS, porém defende que é necessário convencer a população de que a medida poderá contribuir para melhoria da mobilidade urbana.  “Defendo a priorização do transporte público, mas é preciso que tenhamos a população como aliada, uma vez que esta está traumatizada com políticas anteriores que só prejudicaram a cidade”, afirmou o petista.


MOBILIDADE URBANA

Preocupado com a mobilidade urbana, o vereador Waldemir José protocolizou nesta manhã requerimento que solicita a vinda do Superintendente Municipal de Transportes Urbanos Pedro Carvalho e do Diretor-Presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito para debater acerca das intervenções desses Órgãos referentes à mobilidade urbana: ciclovia, BRS, BRT e Plano de Mobilidade Urbana.

Atendendo a essa e a outras solicitações, a Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus (COMTVOP) irá realizar na próxima sexta-feira (27) uma reunião com esses setores para tratar da mobilidade urbana de Manaus.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

janercazevedo@yahoo.com.br

Prefeito não dialoga com a população para resolver os entraves da mobilidade, diz Waldemir



Por conta do debate sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus, o vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (24), para chamar atenção sobre a falta de diálogo da Prefeitura com os setores da sociedade na construção de uma política de mobilidade urbana, uma vez que os gestores do município, até o momento, não realizaram nenhum debate acerca do  Plano de Mobilidade

Baseado num artigo publicado hoje em um jornal de circulação na cidade, Waldemir disse que o Plano de Mobilidade Urbana exige seriedade e dedicação, mas, sobretudo, vontade política em resolver o problema. “Penso que esse problema não é simples, mas a Prefeitura tem que estar disposta a buscar alternativas para resolução desse impasse juntamente com a sociedade. Esse é o momento de somarmos força e não de implantarmos o autoritarismo”, afirmou o parlamentar.

Ele lembrou que a situação caótica do trânsito da capital está cada dia pior e a Administração Municipal parece não está muito interessada em resolver, porque não apresenta plano para receber recursos do Governo Federal.

Além disso, Waldemir relatou aos demais parlamentares que durante a viagem realizada para executar um estudo nos modais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidades onde o Plano de Mobilidade urbana esta sendo executado, ele detectou que Manaus está muito atrasada em relação a essas cidades. “Nessas cidades as Administrações Municipais dialogam com a população. Já aqui em Manaus o plano está atrasado, o prefeito age de forma autoritária não ouve a Câmara, nem a população e nem o Ministério Público que não deveria mais orientar a Prefeitura, mas deveria entrar com uma ação contra essa administração”, ressaltou o parlamentar.



Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843


Waldemir solicita da Caixa Econômica documentos que comprovem os investimentos do Governo Federal para Manaus


Diante das afirmações do prefeito Artur Neto (PSDB) de que a falta de investimentos em melhorias para cidade é devido o “não repasse de verbas do Governo Federal ao município”, o vereador Waldemir José (PT), reuniu-se nesta quinta-feira (19) com o superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal em Manaus, Alderglan Teles, para solicitar documentos que comprovem a situação dos projetos de financiamento apresentados pela Prefeitura no que diz respeito à mobilidade urbana e demais políticas para Manaus.

De acordo com a justificativa do prefeito, não há investimentos na cidade porque a Prefeitura não recebeu nenhum recurso do Governo Federal pelo simples fato de ser de um partido de oposição. Para o parlamentar,  essas informações não são verdadeiras, uma vez que está explicito no Portal da Transparência do Governo Federal.

Segundo o superintendente, em comparação a outras capitais brasileiras, Manaus é a cidade que menos apresentou projetos, sobretudo para melhoria na habitação e mobilidades. “A falta de apresentação de projetos tem sido um problema antigo da cidade de Manaus. A quantidade de projetos que o município tem apresentado é pouco”, disse Alderglan.

Por isso, a superintendência da Caixa Econômica se comprometeu em entregar ao vereador Waldemir José todos os documentos referentes aos investimentos do Governo Federal disponíveis para Manaus, executados ou não, a fim de esclarecer essa situação.



Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

Waldemir realiza mais um ciclo de fiscalização nas comunidades ribeirinhas

Fiscalizando as lanchas escolares 

Posto de saúde precário desativado há anos

Chegada às comunidades ribeirinhas



Dando continuidade a mais um ciclo de fiscalização nos equipamentos públicos da Zona Rural do município de Manaus, o vereador Waldemir José (PT) visitou nesta sexta-feira (20) mais 3 comunidades ribeirinhas localizadas à margem direita do Rio Negro. Assim como nas demais localidades visitadas anteriormente, a situação da educação, da saúde, da segurança e da infraestrutura também está abandonada pela Prefeitura.

Nas três comunidades fiscalizadas – Nova Jerusalém, Lindo Amanhecer e Monte Sinai – Waldemir José observou o descaso da prefeitura com a área rural do município, sobretudo com a educação e saúde. Ele encontrou escolas e postos de saúde em estado de total abandono e, em alguns casos, não encontrou sequer alguma unidade atendimento à saúde dos ribeirinhos.

Já, os postos de saúde funcionam de forma precária. Faltam medicamentos, faltam profissionais de saúde, falta a presença dos gestores, faltam médicos, faltam equipamentos básicos (medidor de pressão arterial, dosador de glicose, balança de pesagem etc) e principalmente falta “ambulancha” para transportar os doentes graves para Manaus, situação que preocupa bastante os moradores.

No que diz respeito às escolas, falta merenda escolar em algumas e quando tem não é o suficiente para atender a todos os alunos. As salas de aula são insuficientes e muito quentes; os telecentros estão abandonados por falta de manutenção nos equipamentos e por falta de energia elétrica; não tem refrigeração; não tem água potável para consumo das crianças que são obrigadas a consumirem água diretamente do rio. Além disso, o que mais preocupa os ribeirinhos é a falta de professores, o que leva ao ensino multisseriado, ou seja, três ou mais séries distintas, na mesma sala de aula, sob a orientação de um único professor que não recebeu nenhuma formação da Semed para esse tipo de metodologia.

“É lamentável o desperdícios de dinheiro público. Computadores, condicionadores de ar e materiais didáticos financiados pelo Governo Federal, que poderiam melhorar o aprendizado de nossas crianças, encaixotados nos cantos das salas de aula desde 2012 ou estão parados por falta de uma simples manutenção, o que se evidencia nos telecentros, projetos do Governo Federal, mas mal administrado pela Prefeitura. É um absurdo essa falta de compromisso com a educação”, lamentou Waldemir.

Como proposta de ação para melhoria do atendimento à saúde e à educação, o parlamentar pretende realizar no próximo mês, nessas localidades, audiência pública com a participação da Secretária Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria de Segurança, dentre outros, para tratar desses problemas.

Participaram dessa fiscalização as lideranças representativas de cada comunidade visitada e, também, a delegada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manaus, Iranduba e Careiro, Maria Leonice Silva, o representante do Fórum Permanente em Defesa das Comunidades Rurais de Manaus (Fopec) Nidoval Souza, a historiadora e professora da Semed Gleice Oliveira e o professor da Universidade Federal do Amazonas Welton Yudi Oda.

Mais uma etapa de fiscalização será realizada pelo vereador Waldemir José na próxima quinta-feira (26), desta vez as comunidades visitadas estão localizadas na margem direita do Rio Amazonas. A atividade terá inicio às 8h00, com a participação de lideranças comunitárias ribeirinhas, da Fopec , de representação da Cáritas Arquidocesana de Manaus e demais convidados que atuam na área ribeirinha.

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843
janercazevedo@yahoo.com.br


Emenda que urbanizará rua 8C do Alfredo Nascimento, de autoria do vereador Waldemir, começa a ser efetivad




Devido ao possível início da execução das emendas ao orçamento do município deste ano, o vereador Waldemir José (PT), juntamente com o Gerente de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Cleodemar Justino, estiveram na tarde de ontem (24) na rua 8C do bairro Alfredo Nascimento, zona Norte, para uma visita técnica para a urbanização da localidade. A emenda é de autoria do parlamentar petista com a participação do vereador Roberto Sabino (Pros).

Cerca de 40 moradores do bairro estiveram presentes na visita solicitando o início das obras e também urbanização para as demais ruas. Na ocasião, o representante da secretaria afirmou durante a visita que após o período de chuvas as obras se iniciarão nesta localidade, mas no que diz respeito a outras solicitações, é preciso que haja projetos aprovados para serem executados.

Para Waldemir José, essa sinalização de que a obra será executada é importante porque a concretização do projeto irá contribuir para a melhoria de qualidade de vida desses moradores. “A efetivação dessa emenda será uma vitória para essas famílias.. A forma como essas pessoas vivem é desumana e insalubre. Ninguém merece viver assim”, disse o parlamentar.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843


Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.