Páginas Adicionais

quinta-feira, 12 de março de 2015

Waldemir quer que SMTU obrigue as empresas de ônibus a renovarem a frota de acordo com a Lei

Fotografia: Robervaldo Rocha/CMM

Por conta da situação precária dos coletivos do sistema de transporte da cidade, o vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (11), para anunciar que entrará com requerimentos para que a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) promova a retirada imediata dos ônibus com mais de 10 anos que circulam na cidade,  conforme a Lei do Transporte No. 1.779, e que também faça cumprir a Lei Orgânica do Município Manaus (Loman), quanto à renovação da frota.

De acordo com o vereador Waldemir José, é fácil encontrar circulando pelas vias da cidade ônibus velhos, com mais de uma década, caracterizando o descumprimento do inciso VIII da Loman, que diz que as empresas deverão promover renovação de seus veículos com vida útil acima de 10 anos. “Encontrei ontem no terminal de integração da Cidade Nova,  ônibus datado de 2004”, disse o parlamentar.

Ele chamou a atenção para o fato de que no dia 20 de janeiro deste ano, o titular do SMTU, Pedro Carvalho, justificou que 7,71% do valor da tarifa reajustada, aproximadamente R$4 milhões, seria para manutenção e reposição de ônibus velhos, mas na prática isso não acontece. “Esse método dos empresários já é bastante conhecido. Eles arrecadam o dinheiro da população, justificando que é para pagar FGTS de funcionários, modernizar o sistema, fazer manutenção nas paradas de ônibus, para acessibilidade etc, mas na realidade nenhum dinheiro é investido e o sistema de transporte fica cada dia pior”, ressaltou Waldemir.   

Além disso, Waldemir criticou a postura da Prefeitura diante dessa situação que não faz fiscalização e ainda permite que as empresas atuem do jeito que quiserem, sem nenhuma cobrança.

Por isso, o parlamentar solicitará da SMTU uma medida para que a frota seja renovada imediatamente e também encaminhará requerimento à Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (CTVOP/CMM) para que proceda fiscalização nas garagens das empresas para ver o quantitativo de ônibus com mais de 10 anos.

Acesse também: http://www.cmm.am.gov.br/waldemir-jose-quer-que-smtu-obrigue-as-empresas-de-onibus-renovarem-frota-de-acordo-com-lei/

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.