vereador Waldemir José - PT |
Adnamar Mota dos Santos compondo a mesa na CMM |
Vereador Waldemir José com movimentos sociais e vereador Marcel Alexandre |
O déficit habitacional em Manaus é de 93 mil moradias, isso sem levar em conta as chamadas moradias inadequadas, que estão localizadas em áreas insalubres, e que eleva o déficit para 150 mil habitações. Esses números foram apresentados durante a Tribuna Popular com o tema: “A Problemática dos Aglomerados Subnormais em Manaus” realizada nesta quarta-feira (29), por iniciativa do vereador Waldemir José (PT).
Adnamar Mota dos Santos, membro da Coordenação do Fórum Nacional de Reforma Urbana e do Fórum Amazonense de Reforma Urbana, que apresentou os números do déficit habitacional em Manaus, defendeu a implantação de uma política municipal de habitação, como forma de resolver os problemas de invasão de terras e o aumento das favelas na cidade. Ele destacou que uma pesquisa publicada recentemente, colocou o bairro Cidade de Deus é considerada a décima maior favela do Brasil.
“Ninguém é favor de ocupações irregulares, mas não se pode culpar as pessoas que buscam um local para morar, por essa razão acredito que já está mais que na hora do município implantar uma política habitacional, como forma de sanar ou minimizar o problema do déficit habitacional em Manaus”, destacou Adnamar dos Santos.
O vereador Waldemir José é de opinião que, na verdade, a Prefeitura perdeu o tempo de implantar uma politica habitacional em Manaus. “Se em três anos não foi feito nada para minimizar o déficit habitacional em Manaus, faltando um ano para o fim do mandato, fica difícil acreditar que em menos de um ano suja alguma solução”, disse Waldemir José.