Páginas Adicionais

quarta-feira, 4 de maio de 2011

FÓRUM DA REFORMA URBANA PEDE APOIO A VEREADORES PARA MORADIAS POPULARES


O Conselho Municipal da Cidade foi criado pela Prefeitura de Manaus de forma fictícia, porque a sua composição alijou a representatividade das comunidades, além de não possuir regimento interno. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (04) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) por Marcos Roberto Brito de Carvalho, membro do Fórum Amazonense de Reforma Urbana, durante a sua participação na tribuna Popular, atendendo ao requerimento do vereador Waldemir José (PT), para debater o direito à terra e habitação na capital.

Na avaliação do representante do Fórum da Reforma Urbana, Manaus vive um caos urbano por falta de políticas públicas para a moradia e saneamento básico. Marcos Carvalho comentou que a cidade vive um paradoxo: de um lado o faturamento de U$$ 35 bilhões do PIM (Pólo Industrial de Manaus) que mantém a prosperidade de uns, e do outro a população pobre alheia à riqueza do PIM.

A inexistência do Conselho Municipal da Cidade, no entendimento de Marcos Brito, impede que a prefeitura acesse recursos disponibilizados para as políticas de habitação para baixa renda pelo Ministério das Cidades. Segundo ele, a verba solicitada retornou ao governo federal porque o Executivo não pode ser contemplado. Marcos apelou para que a Câmara Municipal faça gestão para que o Conselho Municipal da Cidade seja formado atendendo aos critérios que garantam a participação do Fórum que representa as comunidades.

O vereador Ademar Bandeira (PT) também lamentou porque a atual administração não tenha criado efetivamente o conselho em questão e, por conta disso, não conseguiu acessar os recursos disponibilizados pelo Ministério das Cidades destinados à construção de moradias para população carente. Lúcia Antony (PC do B) condenou o que rotulou de política habitacional de “fachada” do prefeito Amazonino Mendes. O autor do requerimento destacou a importância do movimento e a mobilização em defesa do direito a moradia, acrescentando que as conquistas só surgem na proporção da mobilização.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.