Páginas Adicionais

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

* Vereador diz que trabalhadores agrícolas estão sendo constrangidos

Vereador Waldemir Jose na comunidade Novo Paraíso
 O vereador Waldemir José (PT) considerou que a ação de reintegração de posse “é mais um constrangimento” imposto pela Prefeitura de Manaus aos moradores da comunidade Novo Paraíso, no Tarumã, onde 257 famílias de agricultores estão sendo acusados de ocuparem uma Área de Proteção Ambiental(APA). “Não se vê, por parte da Prefeitura, o mesmo empenho com respeito ao meio ambiente”, disse o vereador.
Foi constatado que na área está sendo feita a extração de areia colocando em risco um igarapé que serve à comunidade. “É uma área em litígio e não podia ser permitida a extração de minérios”, destacou WaldemirJosé. A comunidade Novo Paraíso amanheceu nesta quarta-feira (01) cercada por policiais militares que davam cobertura para ação de agentes da Justiça estadual no cumprimento a uma ação de reintegração de posse.
O que chamou atenção foi que, apesar de ser considerada uma área de terra federal, quem estava no local eram funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (Semmas) e da Eletroferro. O vereador destaca que esta deve ser a quarta vez, em menos de um ano, que a Prefeitura causa esse tipo de constrangimento à população do Novo Paraíso.
“As famílias de agricultores do Novo Paraíso vivem em constantes sobressaltos, apavorados devido às ameaças de que podem ser retirados de uma área onde vivem e trabalham há várias gerações”, disse o vereador. Já o Assessor de Projetos Sociais da Cáritas,Antonio Fonseca, adiantou que a alegação de que se trata de uma APA é equivocada, “basta ver o mapa da área que vai da Ponta Negra ao Tarumã Açu, que forma a APA, para verificar que a comunidade Novo Paraíso está em um setor de futura expansão urbana”, observou o assessor da Cáritas, organismo ligado à Igreja Católica.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.