Foto: CMM/Sérgio |
Nesta quinta-feira (14), o vereador Waldemir José (PT) fez uma visita à garagem da Fanave, na Compensa, para verificar a procedência dos 13 ônibus novos que chegaram de Rondônia via balsa e que já estão com 3 mil quilômetros rodados. Eles ainda aguardam emplacamento para começar a circular pelo consórcio Transmanaus.
Segundo os dirigentes da empresa City Transportes, os veículos já estão com 3 mil quilômetros rodados, porque vieram de Caxias do Sul (RS) até Porto Velho (RO) pela malha rodoviária. A empresa aguarda a chegada de mais 20 veículos na próxima semana para completar 33 novos ônibus.
Os veículos são da marca Volkswagen, modelo Volksbus 17-230, carroceria Comil. A vida útil de recomendada para cada ônibus circular é de 10 anos.
Ontem (13), Waldemir visitou o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Djalma Dutra, que orientou que para verificar se ônibus são modelos novos 2012, eles precisam ter a letra B no décimo algarismo alfa numérico do chassi. Se o modelo de fabricação for 2011, o algarismo é representado pela letra A.
"Pela documentação e pela aparência eles estão novos. Mas continuaremos a fiscalizar a procedência deses ônibus que chegarem, a fim de evitar que a população possa ser enganada, como já ocorreram em outras situações. É o usuário que, afinal, paga no preço da passagem para ter uma frota descente circulando", disse o vereador.
No total, o Sinetram promete 858 novos ônibus à cidade, que chegarão nos próximos meses, conforme o cronograma de cada empresa que faz parte do consórcio Transmanaus.