Páginas Adicionais

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PLANO DE MOBILIDADE



Das 20 emendas ao Plano de Mobilidade Urbana de autoria do vereador Waldemir José (PT) destacamos a proposta de que, assim como as vias troncais do BRT (Bus Rapid Transit) vão receber tratamento adequado para propiciar velocidade dos ônibus, as vias que vem dos bairros ambém recebam o mesmo tratamento.

Outra proposta diz respeito aos igarapés, que, na opinião do parlamentar, não devem ser utilizados para vias de transporte motorizados, pois prejudicará ainda mais os igarapés, por isso Waldemir defende a utilização de transportes como canoas ou caiaques, etc.


Ele propôs ainda, um plano emergencial de desocupação das calçadas onde postes, lixeiras e 'orelhões'devem ser retirados das calçadas, que são públicas, mas foram privatizadas.



“Na minha opinião mais uma vez a pressa da Comissão em aprovar o PlanMob acabou prejudicando o aprofundamento do debate de temas importantes para a cidade. Para contornar esse problema, apresentei uma proposta de emenda para que a primeira revisão do Plan Mob ocorra em dois anos, tempo suficiente, para verificar as inconsistências do plano” , disse Waldemir.

WALDEMIR AVALIA DE FORMA NEGATIVA A ATUAÇÃO DE ARTUR NETO EM 2015

Vereador Waldemir José - PT /Foto Tiago Corrêa/CMM

“Não temos nada para comemorar”, foi o que disse o vereador Waldemir José (PT), nesta quinta-feira (17), ao usar a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para fazer um balanço das ações da Prefeitura de Manaus. Para o parlamentar, com a chegada do final do ano, faz-se necessário avaliar, não somente a ação do legislativo, mas também a do Executivo Municipal. Por conta disso, ele destacou 6 pontos importantes da politica pública aplicada este ano no município de Manaus. 

No primeiro ponto, Waldemir lembrou a arrecadação deste ano que foi R$4,5 bilhões e a Prefeitura gastou sem qualquer transparência, ficando no último lugar no ranking da Controladoria Geral da União (CGU) em transparência, entre as capitais brasileiras. 

No diz respeito à educação, segundo ponto abordado por Waldemir, o fechamento das escolas para economizar dinheiro, a falta de merenda escolar, contratos milionários graciosos sem licitação, como também os índices educacionais baixos são resultados que apontam a falta comprometimento da Prefeitura com a educação do município. 
O parlamentar destacou também como terceiro ponto o transporte público que continua nas mãos de empresários gananciosos que comandam um cartel, enquanto o usuário é transportado com sardinha em lata. Ele lembrou ainda das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que, sequer possuem aparelhos para aferir a pressão arterial e teste de glicemia, sem falar na falta de médicos e remédios. 

“Há 15 anos, a concessionária de água zomba de Manaus, nem as CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) foram capazes de impor medo às empresas, ao contrário, o atual Governo deu quase de graça o Proama para aumentar os lucros da empresa e os problemas de abastecimento continuam em nossa cidade”, disse o vereador apontando o quinto tópico. 


E por fim, o vereador relembrou o triste caso do pai de família que ateou fogo no próprio corpo para defender o direito à moradia e a Prefeitura ainda retira o dinheiro que deveria ser destinado à habitação. “Esse episódio marca a falta de políticas públicas para moradia popular em Manaus e marca também a forma que o município lida com as questões sociais, tratando a população como se fossem bandidos”, concluiu. 

" Mesmo após várias denúncias, situação precária das escolas ribeirinhas continua”, diz vereador Waldemir José


 

Após 1 ano da realização do primeiro ciclo de fiscalização nas comunidades ribeirinhas, o vereador Waldemir José (PT) voltou s essas comunidades visitadas ano passado  para verificar se houve  melhorias a partir das  denúncias ao Ministério Público do Estado (MPE/AM), Ministério Público do Trabalho (MPT/AM) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) dos vários problemas das escolas da zona rurais da cidade de Manaus.   

Waldemir relatou nesta quarta-feira (16), durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que nada mudou após 1 ano de fiscalização nas escolas das comunidades Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, São Raimundo do Tabocal, Jatuarana e Bom Sucesso, todos localizadas na margem esquerda do Rio Amazonas, os problemas continuam o mesmo. 

De acordo com o parlamentar, as instalações elétricas continuam precárias; faltam portas das salas; condicionadores de ar danificados: banheiro de madeira e fora da escola; telecentros em construção há mais de 4 anos; faltam professores; prédio de escola em construção há mais de 4 anos e, principalmente, trabalhadores com salários atrasados e, até hoje, ainda não receberam o 13º salário de 2014. 


“É um absurdo que após um ano denunciando e cobrando da Prefeitura e órgãos competentes esses problemas, nada mudou”, disparou Waldemir lembrando que há vários meses entregou relatório à Semed apresentando o problema e cobrando soluções e entrou também com representação junto ao MPE e ao MPT para que o problema de pagamento salarial dos terceirizado dessas escolas fosse resolvido. 

Devido a essa situação, Waldemir entrará, mais uma vez, com representação ao MPE e MPT e, também, enviará à Semed mais um relatório contendo os resultados das fiscalizações.  


Waldemir apresenta 20 emendas ao Plano de Mobilidade Urbana da cidade



A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deverá votar ainda esta semana o Plano de Mobilidade Urbana da Cidade de Manaus. Por conta disso, o vereador Waldemir José (PT) usou seu tempo regimental, nesta terça-feira (15), para destacar algumas das 20 emendas que ele apresentou ao plano.

Dentre as emendas, Waldemir José destacou a exigência na prestação de um serviço de qualidade no sistema de transporte público, com a quantidade de ônibus circulando conforme prevê o contrato de concessão e que não está sendo cumprido, com um atendimento respeitoso ao cidadão. “Defendo que o sistema de transporte público seja de qualidade como um todo”, disse o parlamentar. “Defendo também que, assim como as vias troncais do BRT (Bus Rapid Transit) vão receber tratamento adequado para propiciar velocidade dos ônibus, as vias coletoras ou alimentadoras que vem dos bairros recebam o mesmo tratamento.”, completou o vereador.

Outra proposta defendida diz respeito aos igarapés, que, na opinião do parlamentar, não devem ser utilizados para vias de transporte motorizados, pois se isso acontecer acabará de vez com os igarapés. Waldemir José defende a utilização de transporte não motorizados, como canoas ou caiaques, proposta que está perfeitamente alinhada com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.


O escândalo das calçadas ocupadas por equipamentos urbanos e com carros, foi outro ponto abordado por Waldemir nas emendas. Ele propôs um plano emergencial de desocupação das calçadas. “Postes, lixeiras e 'orelhões' são de responsabilidade do Poder Público e do particular, portanto devem ser retirados das calçadas, que são públicas, mas foram privatizadas. Para as calçadas ficarem livres para o pedestre circular a prefeitura tem que informar, educar, fiscalizar e multar”, afirmou o parlamentar.

Com relação ao Centro de Manaus, local de maior atração de pessoas na cidade e com consequência desastrosa para o trânsito na área, Waldemir José propõe que o Plano incentive outras centralidades. “Defendo que o Centro Histórico deve restringir o acesso de veículos individuais motorizados no local e que se construa ciclovias e calçadas para o pedestre”, disse.


Na opinião do vereador a pressa na aprovação do Plano de Mobilização acabou prejudicando o aprofundamento do debate dos temas envolvidos. Para contornar esse problema, Waldemir José fez uma proposta de emenda para que a primeira revisão do Plano de Mobilização ocorra em dois anos, tempo suficiente, segundo o parlamentar, para verificar as inconsistências do Plano.

Além disso, Waldemir José propõe que o Plano de Mobilidade possa envolver mais ainda a sociedade, pois, para ele, a participação da população é essencial para o sucesso da aplicação e efetivação do plano, por isso ele espera que suas propostas sejam aprovadas pela Câmara.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.