Páginas Adicionais

terça-feira, 24 de março de 2015

PRESTAÇÃO DE CONTAS


Em meio à crise na Semed, Waldemir solicita assinaturas para instalação da CPI das escolas municipais

Vereador Waldemir José - PT / Fotografia: Tiago Corrêa/CMM


Diante da crise política e de gestão que assola a Secretaria de Educação do Município (Semed), o vereador Waldemir José (PT) usou tribuna da Câmara Manaus (CMM) nesta segunda-feira (23), para solicitar aos demais parlamentares que assinem o pedido de CPI para apurar as causas e os responsáveis pelo abandono das escolas ribeirinhas.

De acordo com Waldemir, a SEMED possui um orçamento no valor de R$1,2 bilhão, no entanto, vive uma crise de gestão e de política.  “A Semed não consegue produzir um plano de educação para Manaus. Professores insatisfeitos com os salários, falta merenda escolar, falta fardamentos, falta água potável, existem escolas que ainda são de madeiras e com problemas graves de manutenção. Sem falar nos assaltos que viraram rotinas em algumas escolas do município”, disse.

Ele lembrou também, que essa crise vem se agravando há anos. Como exemplo citou que o ex-subsecretário Deusamir Pereira saiu porque disse que o aluguel de imóveis que funcionam como escolas municipais são superfaturados e custam aos cofres do município aproximadamente R$29 milhões por ano e que Pauderney Avelino, também ex-secretário da Semed,  só ficou na secretária para continuar sendo deputado federal.

“Há muito descaso com a educação do município e nada é feito para mudar essa realidade, basta relembrarmos os escândalos ocorridos no passado envolvendo a Semed. Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a compra de gibi para as escolas de ensino fundamental foi superfaturada e o aluguel dos prédios também, e o último secretário deixou o sistema de educação ainda pior, sobretudo as escolas ribeirinhas”, declarou Waldemir José.

Por isso, ele acredita que a instalação da CPI é importante para esclarecer e resolver os problemas da educação, principalmente das escolas ribeirinhas que estão em total abandono.

Além da solicitação de assinaturas no pedido da CPI, o parlamentar anunciou também que convocará a nova secretária da SEMED, Kátia Schweickardt, para debater em Audiência Pública no plenário o Plano Municipal de Educação e o Plano de Cargos, Carreiras Salários dos professores e servidores da Semed.

* Foto: Tiago Correa 

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843
janercazevedo@yahoo.com.br

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.