Páginas Adicionais

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Informativo semanal vereador Waldemir José - PT. De 14 a 18.05.12


Diretor da Águas do Brasil será convocado pela CPI



Vereador Waldemir José na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Água)

O diretor geral da concessionária Águas do Brasil, Cláudio Abduche, terá que comparecer perante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Água) para prestar esclarecimentos sobre o contrato firmado com a Prefeitura para administrar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água em Manaus. O requerimento convocando o diretor da concessionária será protocolado na segunda-feira (21) pelo vereador Waldemir José (PT).
O vereador é de opinião que muita coisa ficou sem explicação nesse processo de mudança de empresas para administrar o sistema de água e de esgotamento sanitário. Falta explicar o projeto da empresa para fazer chegar água tratada nas casas das zonas Norte e Leste, que são as áreas de maior carência de água na cidade. Waldemir José adianta também que está reiterando o pedido para que o prefeito Amazonino Mendes compareça à CPI para prestar esclarecimentos sobre o sistema de distribuição de água.
Se agora existe a possibilidade de levar água de forma imediata para as famílias que moram nas zonas Leste e Norte, porque isso não foi feito antes, será que foi apenas falta de recursos da Águas do Amazonas, difícil acreditar”. Waldemir José disse, ainda, que o prefeito precisa explicar qual a manobra encontrada para Prefeitura para fazer a troca das empresas. “Se essa possibilidade existia, porque não foi feita antes, porque esperar quase quatro anos para amenizar o problema da falta de água na cidade”, questionou Waldemir José.

Vereador diz mudou apenas o nome da empresa concessionária de água



Vereador Waldemir José - PT

Depois de conhecer os planos do prefeito Amazonino Mendes (PDT) para melhorar o abastecimento de água em Manaus, o vereador Waldemir José (PT) chegou à conclusão que a única coisa que mudou foi o nome da empresa. O sistema passará a ser administrado pelo consócio Manaus Ambiental, que controlará 50,25% das ações, cujo sócio majoritário é a Águas do Brasil. Porém a Salvi, empresa que administrava a Águas do Amazonas, controlará 40,75%.
“É tudo um jogo de cena, não vai mudar nada, será o mesmo endereço, a mesma tecnologia, talvez os mesmos dirigentes e, quem sabe, até as mesmas desculpas para não cumprir o que determina o contrato de concessão”, disse o Waldemir José. Ele lembrou que a águas do Amazonas sempre culpou os usuários pela falta de água tratada em algumas áreas de Manaus, como os bairros das zonas Leste e Norte, esquecendo que precisava investir em novas tubulações para evitar desperdício de água.
O vereador disse, ainda, que o prefeito está se tornado especialista em maquiar propostas de mudanças. “Aconteceu no sistema de transportes públicos quando mudou o nome das empresas mas os grupos empresarias continuaram os mesmos, e a população continua a sofrer com problema  no sistema de transportes coletivos”. “Pelo jeito vai ser a mesma coisa no sistema de distribuição água”. Waldemir José adiantou que nesta sexta-feira vai protocolar requerimento solicitando que a CPI da Água convoque os dirigentes da Manaus Ambiental para prestar esclarecimentos aos membros da Comissão.

Fórum das Águas debate com CPRM sistema de poços tubulares

Vereador Waldemir José PT- na caminhada da Água na Zona Leste

As entidades que fazem parte do Fórum das Águas realizam nesta sexta-feira (18) um debate sobre o papel dos poços tubulares, o principal sistema de distribuição de água nos bairros da zona Leste. A exposição do tema será feita por técnicos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). O evento acontece a partir das 14h na sede do Sindicato dos Urbanitários, na rua Barcelos, bairro de Cachoeirinha.
Diferente dos poços artesianos que precisam de uma bomba para levar até a superfície, os poços tubulares, construídos pela empresa concessionária Águas do Amazonas, são perfurados até encontrar águas subterrâneas com compressão suficiente para alcançar a superfície sem a necessidade de uma bomba. O grande problema é que, segundo especialistas, até 2015 esse tipo de sistema estará completamente comprometido e sua utilização, a longo prazo, pode, inclusive, comprometer a superfície daquela área de terra.
O sistema de distribuição de água na zona Leste e em outras áreas da cidade não pode está baseado em poços tubulares, é preciso uma imediata reformulação no sistema”, destacou o vereador Waldemir José (PT), um dos participantes do Fórum das Águas. Formado no mês deste ano, com a participação de associações de bairros, sindicatos, Igreja Católica, movimentos populares e parlamentares, o Fórum já realizou duas passeatas em protesto contra a falta de água nos bairros das zonas Leste e Norte.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.