Páginas Adicionais

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Waldemir e Praciano vão ao Ministério da Cultura pelo Encontro das Águas

Manaus, 21 de setembro de 2011.
 




O vereador Waldemir José (PT) e o deputado federal Francisco Praciano participam, amanhã, em Brasília (DF), de uma audiência especial com a ministra da Cultura, Ana de Holanda, para apelar pelo Tombamento do Encontro das Águas, que foi anulado pela Justiça Federal. 

O Movimento SOS das Águas, que estará representado na reunião pelo antropólogo e professor da Ufam Ademir Ramos, acredita que a mobilização pode ajudar na homologação do espaço como patrimônio natural da humanidade.

O tombamento é feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão ligado ao Ministério da Cultura (Minc).

“Vou conversar com a ministra e mostrar para ela que é um absurdo a construção de um porto no Encontro das Águas, embora um porto seja necessário para a cidade, mas não naquele local. Quem defende isso parece que não gosta do nosso Estado. É o poder econômico que sobrepõe o bom senso”, enfatizou Waldemir.

Mundialmente conhecido, o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões, sofre a ameaça de modificar sua paisagem com a construção do Terminal Portuário das Lajes (TPL) no seu entorno. Ambientalistas defendem que a movimentação de cargas e navios no local vai ameaçar a fauna, a flora e a composição do fenômeno natural.

No início deste mês, a empresa Lajes Logística S.A., após intensa briga judicial, ganhou a licença ambiental da Ipaam para iniciar as obras do porto, após a anulação do tombamento do local pelo juiz federal Dimis da Costa Braga. As obras devem iniciar até o fim do ano, com previsão de entrega em 2013. O projeto do porto custará R$ 200 milhões no papel.

Em julho, Waldemir esteve no Iphan cobrando urgência no pedido de homologa

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.