Fiscalização do vereador Waldemir José nos Sistema de Transporte Público de Manaus. |
Com o objetivo de dar
continuidade às atividades de fiscalização no sistema de transporte público da
cidade, o vereador Waldemir José (PT), juntamente com sua equipe de trabalho,
acompanharam as saídas e chegadas dos ônibus nas estações das linhas 601, 610 e
612, a atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira (6). De acordo com o
parlamentar, ficou claro que a falta de fiscalização por parte da Prefeitura é
o maior causador da precariedade no sistema.
Durante a fiscalização
realizada entre as 6h00 e as 8h00, o vereador identificou que a quantidade de
veículos que as empresas disponibilizam para atender às necessidades dessas
linhas não é o suficiente. O que caracteriza o descumprimento do item que
prever o quantitativo de ônibus para cada estação, conforme determina o
contrato entre a Prefeitura e as empresas, segundo os dados fornecidos pela
Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU).
De acordo com Waldemir José, em
alguns casos foi encontrado uma redução de 50% dos veículos, como é o caso da
linha 612 que deveria funcionar com 18 carros, mas foi encontrado
apenas 9. Já na estação 610 estava previsto 15 e tinha apenas 11. “Com esses
dados percebemos que a diminuição do número de ônibus é um dos problemas que
mais prejudica o transporte da população”, afirmou o parlamentar.
Para Waldemir, essa situação
aponta mais um descaso da Administração Municipal com a cidade, uma vez que a
fiscalização no sistema de transporte é de fácil realização e baixo custo,
tendo em vista que todos os veículos estão equipados com o GPS, conforme
informação do próprio superintendente Pedro Carvalho. “As empresas fazem o que
querem. Não encontramos nenhum fiscal nessas estações. Falta a presença da
Prefeitura fiscalizando as empresas para que o contrato seja cumprido. A final
de contas a população paga diariamente pela utilização da frota completa e não
pela metade”, pontuou o vereador.
Outro problema detectado pelo
parlamentar foi a falta de informações aos usuários acerca dos horários de
saídas e passagens dos ônibus, tanto nas estações quanto nos paradas. Ele,
afirma que essas informações devem ser de domínio da população para que a mesma
possa se organizar evitar os horários de rush.
Além
disso, banheiros mal conservados, sem higienização regular e faltando materiais
de higiene pessoal e também a falta de locais adequados para o descanso dos
motoristas, problemas observados por Waldemir José, demonstram a péssima
condição de trabalho que os funcionários das empresas são submetidos durante
suas jornadas diárias. “É desumano a forma como as empresas de transporte
público tratam seus trabalhadores. Não tem o menor respeito pelos seus clientes
e menos ainda com seus funcionários”, disse.