Páginas Adicionais

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Waldemir denuncia situação das paradas de ônibus

Da tribuna, vereador Waldemir José destacou descaso com paradas de ônibus - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

O vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (27), para denunciar a situação precária em que se encontram as paradas de ônibus da cidade. De acordo com o parlamentar, que apresentou por meio de fotos o estado em que se encontram os abrigos de ônibus da cidade, quem está sofrendo é a população que pega sol e chuva enquanto espera o transporte público porque a Prefeitura retirou as coberturas das paradas.

A Prefeitura está fazendo a reforma de 500 abrigos de ônibus, ela retirou toda a telha da parada há dias e ainda não fez a reposição. “Isso é um desrespeito aos usuários de ônibus e, também, a toda a sociedade, afinal são R$321 milhões utilizados no sistema de transporte público”, disse Waldemir.

De acordo com o vereador, Manaus tem 4 mil abrigos de ônibus, dessa quantidade cerca de mil são cobertos, portanto, questiona Waldemir, a prioridade do prefeito deveria ser a construção de mais paradas, em vez de reformar as poucas que existem.

Além disso, Waldemir questionou também a falta de manutenção das paradas, uma vez que sairia mais barato se houvesse manutenção sempre que necessário. “É um absurdo o desperdício de dinheiro causado pela Prefeitura. Bastava apenas trocar as telhas quebradas por novas e não desmontar a cobertura toda”, disse o parlamentar.

Ele alertou ainda que 200 abrigos custaram ao município, em 2013, R$5.314,440 milhões.


Waldemir quer esclarecimentos a respeito das irregularidades no processo licitatório de implantação dos “corujinhas” da cidade

De acordo com Waldemir José, o processo de licitação para instalação de radares de trânsito na cidade de Manaus foi suspenso pelo TCE - Foto: Tiago Corrêa/CMM

 Por conta da denúncia a respeito da possível fraude na licitação dos radares de Manaus que envolve o Consócio Manaus Seguro, o vereador Waldemir José (PT), juntamente com os demais vereadores da bancada petista, Rosi Matos e Professor Bibiano, anunciaram nesta segunda-feira (26), que entrarão com pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o processo licitatório de contratação de empresa para implantar o sistema de radar (corujinha) na cidade.

Além disso, Waldemir deu entrada no requerimento que solicita o comparecimento do diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Transito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, para prestar esclarecimentos aos vereadores acerca da denúncia de irregularidade na contratação do “Consórcio Manaus Seguro”. Ele solicitou também, por meio de requerimento, cópia do processo licitatório.

De acordo com  Waldemir José,  o processo de licitação para instalação de radares de trânsito na cidade de Manaus foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em virtude do indícios de irregularidade do edital que direcionava a concorrência para umas determinadas empresas.

“Aqueles mesmos indícios que levaram a suspensão da concorrência, ao que tudo indica, ainda continuam. A empresa que ganhou o certame foi criada depois de 20 dias, após ser a vencedora da licitação. E essa empresa tem como presidente o antigo diretor da Consladel, empresa envolvida com escândalos em licitações viciadas e que teve o contrato rescindido com a Prefeitura de Manaus por irregularidades”,  disse o parlamentar.


Em se tratando do comparecimento do titular da Manaustrans, Waldemir justifica que os documentos aos quais os veículos de comunicação da cidade tiveram acesso, mostram que a homologação da licitação foi assinada pelo diretor-presidente da Manaustrans; portanto, segundo o petista, Paulo Henrique Martins tem muito a esclarecer, uma vez que a Prefeitura de Manaus parece ter contratado uma empresa que não existia durante o processo licitatório.

Waldemir realizar o primeiro ciclo de avaliação das fiscalizações feitas nas escolas do município

No encontro, várias propostas foram apresentadas ao vereador - Foto: Assessoria do vereador
Com o objetivo de buscar soluções para melhoria da educação no município de Manaus, o vereador Waldemir José (PT) realizou nesta quinta-feira (22), no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), a avaliação do 1º Ciclo de fiscalizações realizadas pelo parlamentar desde 2014 nas escolas da rede municipal de ensino, inclusive ribeirinhas. 

Nessa etapa, que contou com a participação do professor da Universidade Estadual do Amazonas, Edmilson Bruno, da professora da rede municipal Gleice Oliveira, da representante do Sindicato das Associações Rurais do Munícipio de Manaus Maria Eunice Pereira, da Professora de Políticas Públicas da Universidade Federal do Amazonas Heloísa Borges  e do representantes da Comunidade Jatuarana Narciso Nunes foram apresentados os problemas detectados por Waldemir nas fiscalizações. 

Na ocasião, a professora Gleice Oliveira apresentou os problemas detectados pelo vereador durante as fiscalizações, como: falta de merenda escolar e de uniforme; faltam professores, gestores e bibliotecário; problemas nos condicionadores de ar; telecentros em construção há anos e muitos outros.  
  
Para o Professor Bruno as universidades tem papel importante na educação dos municípios, uma vez que elas deveriam formar também especificamente professores. “As universidades não podem deixar de formar verdadeiramente professores. As faculdades formam todos os tipos de profissionais, porém professores como profissão não é formado como deveria. As universidades devem acompanhar as fiscalizações nas escolas do município”, disse Bruno. 

No encontro, várias propostas foram apresentadas, dentre elas: o retorno da disciplina de história e geografia do Amazonas; construção de alojamentos adequados para professores das escolas ribeirinhas, fiscalização e testagem da água consumida na escola, Formação e curso de pós-graduação para os professores; uso de bermuda como uniforme escolar como opção para o verão;  criar a função de monitor nos barcos e ônibus escolares; pagamento de periculosidade aos trabalhadores da Educação

Waldemir José apresenta emendas ao projeto de reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal


O vereador Waldemir José (PT) anunciou que apresentará mais emendas até o final do prazo estipulado pela Câmara para receber emendas - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM
O vereador Waldemir José deu entrada nesta quarta-feira (21) em sete emendas ao Projeto de Resolução 10/2013, que trata da reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de autoria da Mesa Diretora.    

Das emendas até agora apresentadas por Waldemir, ele destacou durante a Sessão Plenária de hoje a emenda que obrigará todos os vereadores a entregar anualmente sua declaração de bens ou cópia anual de renda atualizada à Mesa Diretora que mandará publicar no Diário Oficial Eletrônico da Câmara. O objetivo, segundo o parlamentar, é promover maior transparência a evolução patrimonial dos parlamentares.

Outro destaque importante, segundo o parlamentar, é a emenda que  dará poder à Comissão de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO/CMM) para convidar o prefeito e ex-prefeito  durante o processo de aprovação ou rejeição de contas. Além disso, o convite poderá ser estendido ao relator do Tribunal de Contas do Estado (TCE/Am) responsável pelo parecer da conta.

“Nos últimos anos, a Câmara tem aprovado as contas de prefeitos e ex-prefeitos sem um debate criterioso a respeito do porquê das rejeições ou aprovação e sem ouvir os responsáveis pelas despesas de bilhões de reais.  Além de não oferecer aos vereadores uma exposição técnica dos conselheiros do TCE sobre o tema. Isso faz prefeitos incompetentes com contas aprovadas, mas o povo continua sofrendo com os problemas nas áreas de educação, saúde, saneamento, transportes, juventude e outros. Falta à CMM assumir de fato seu papel de julgar as contas com responsabilidade e não ser somente uma ‘carimbadora’ dos interesses dos péssimos governantes”, disse Waldemir.


Ele anunciou que apresentará mais emendas até o final do prazo estipulado pela Câmara para receber emendas.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.