O vereador Waldemir José pretende por em prática um abaixo-assinado popular para pressionar a Câmara Municipal de Manaus (CMM) a votar a proposta de plebiscito da água, que foi protocolada no mês de julho. A idéia é mesma que foi utilizada para a CPI da Licitação do Transporte Coletivo.
“Quarta-feira começo um abaixo-assinado para sensibilizar a mesa diretora a discutir a questão da água e votar a proposta de um plebiscito. O que nos levar a defender isso é ouvir o anseio da população, constantemente insatisfeita com o desabastecimento da água nas suas casas”, disse o vereador hoje, no plenário da Casa.
Se aprovado, o projeto pretende colocar em prática uma consulta popular sobre a continuidade ou não da prestação de serviço da empresa Águas do Amazonas.
A concessionária passou a atuar no Estado em 2000, após a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) ter sido vendida por R$ 208 milhões.
Em agosto, A Prefeitura de Manaus acatou a recomendação da Procuradoria do Município e aplicou 14 multas administrativas à concessionária por descumprimento contratual. Juntas, elas somam mais de R$ 2,3 milhões.