Páginas Adicionais

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Laudo recomenda não utilização de aterrado da Ponta Negra



Um laudo técnico expedido pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Serviços Geológicos do Brasil, apresentado na manhã desta quarta-feira (21) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), recomenda a não utilização por banhistas da área da praia da Ponta Negra que sofreu o aterramento durante o período de águas baixas do rio Negro e aponta como solução para o problema a preparação da praia natural ao lado como área de recreio à população.
O laudo foi uma solicitação da Mesa Diretora da CMM, atendendo requerimento do vereador Waldemir José (PT) depois de uma audiência pública na Casa, proposta pela vereadora Cida Gurgel (PRP) e presidida pela vereadora Socorro Sampaio (PP), da Comissão de Serviços Públicos, que debateu sobre as causas de várias mortes de banhistas ocorridas por afogamento naquele local. Uma comissão de vereadores também foi ao balneário para verificar “in loco” a situação.
De acordo com o laudo, o aterro na praia da Ponta Negra com o intuito de torná-la perene, originou uma superfície irregular do terreno sob as águas, com desníveis abruptos entre as partes mais rasas e mais profundas. O documento afirma ainda que esta feição do relevo submerso representa a área frontal do aterro (saia) que avançou cerca de 80 metros em direção ao rio, quando comparado com a linha de praia na cota de 16,87m.
Os técnicos do CPRM garantem que, em se tratando de balneário, este terreno irregular tanto lateralmente quando em profundidade é um fator de risco para o banhista, fato que fica evidenciado ao comparar-se com a praia natural que possui o relevo mais suavizado, não surpreendendo aquele que adentra suas águas. No período atual da vazante, a faixa de segurança para o banhista é de no máximo 11 metros que corresponde as paras com profundidade inferior a dois metros. O documento destaca que o Corpo de Bombeiros do Amazonas tem delimitado esta faixa de segurança com uma corda e boias, mas ressalta que esta delimitação é difícil de ser respeitada pelos usuários da praia e lembra que no período noturno, quando não há mais a presença dos salva-vidas, a situação se torna muito mais graves.
Os técnicos da CPRM diligenciaram o trabalho de coleta e processamento de dados hidrológicos entre os dias 12 e 19 de novembro na área do balneário da Ponta Negra onde aconteceram 13 afogamentos fatais de pessoas em 2012. São consideradas como áreas de risco as zonas com profundidade de lâmina d’água superior a dois metros e que ocorrem no talude frontal do aterro da praia.
Fonte: Manoel Marques
Fotografia: Plutarco Botelho


http://www.cmm.am.gov.br/noticia_simples_2006.asp?ID=9702

CPRM recomenda o fechamento da área de aterro da Ponta Negra

Vereador Waldemir José - PT  na Ponta negra no dia 02 de novembro.

O vereador Waldemir José (PT) disse que a Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal de Manaus vai sugerir a Prefeitura o fechamento da área de aterro da praia da Ponta Negra, ao menos nesse período de seca do rio. Ele se baseia no laudo apresentado por Técnicos do Serviço Geológico do Brasil – CPRM que recomenda o fechamento dessa área da praia.

O CPRM recomenda também que, para manter o balneário para a população, a Prefeitura deve abrir um espaço de praia natural para os banhistas. “Nossa preocupação é com a segurança dos banhistas, pois já ocorreram 13 mortes por afogamento depois que praia passou por reforma”, destacou Waldemir José, explicando que, o estudo feito pelo CPRM indica que o terreno está irregular, apresentando desníveis abruptos entre a parte rasa e a parte mais profunda do rio.

A coleta e processamento de dados hidrográficos feitos por técnicos do CPRM foram realizados entre os dias 12 e 19 de novembro. O trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira etapa foi feito um estudo batimétrico – mede a profundidade do rio – e de perfis de velocidade das águas na região da praia. A segunda etapa iniciará no próximo dia 26 e consistirá em levantamento de campo com o objetivo de caracterizar a topografia da área emersa da praia para avaliar se há transporte de material para o rio.

“Vamos encaminhar o laudo do CPRM para a Prefeitura e o Ministério Público”. “Esperamos que a Prefeitura tenha a responsabilidade de bloquear a área de aterro da praia, ao menos nesse período e seca, liberando o espaço de praia natural para os banhistas, é preciso entender que o importante á a segurança das pessoas”, acrescentou o vereador.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.