Páginas Adicionais

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Terminal Pesqueiro será tema de Audiência Pública na Câmara


Foto: DICOM/PLutargo Botelho
O Terminal Pesqueiro será tema de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Manaus. O Terminal já consumiu R$ 17 milhões, mas ainda não está pronto para funcionar, fazendo a armazenagem de peixe e garantindo o abastecimento de pescado na cidade. A proposta foi apresentada pelo vereador Waldemir José (PT).
O parlamentar explicou que um dos entraves que está impedindo que o Terminal Pesqueiro entre em funcionamento é a demora da Procuradoria Geral do Município em concluir o processo cedendo o Terminal para o Ministério da Pesca, que instalará equipamentos e passará administra-lo. O Ministério da Pesca fará um convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que ficará encarregada de fazer a instalação dos equipamentos.
 “Não entendo o porque da demora para concluir esse processo, por essa razão vamos realizar uma Audiência Pública com a presença de todos os atores envolvidos nesse caso”. “Precisamos saber o que está acontecendo e ter uma definição de quando o Terminal vai entrar em funcionamento”, destacou Waldemir José. O Terminal Pesqueiro começou a ser construído em  Transportes, através de um convênio assinado com a Prefeitura de Manaus.
Quando a atual administração municipal assumiu, se comentou que 90% da parte física do Terminal Pesqueiro estava pronta. Para a conclusão da obra foram feitos aditivos que elevaram o valor para R$17 milhões. De acordo com o projeto, o Terminal terá capacidade para armazenar 200 toneladas de pescado, além de contar dois silos com capacidade para produzir 120 toneladas de gelo para abastecer os pescadores da região. Estima-se que a produção diária de pescado que chega a Manaus varia entre 60 e 100 toneladas.

Vereador homenageia Projeto Curupira em Tribuna Popular na Câmara Municipal



 
Projeto Curupira foi homenageado com uma Tribuna Popula na CMM 

Vereador Waldemir José - PT, professor Dalmir Pacheco e vereadora Vilma Queiroz

Funcionando há cinco anos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), o Projeto Curupira foi homenageado com uma Tribuna Popular proposta pelo vereador Waldemir José (PT). O Projeto atende pessoas com deficiência física, através de cursos para inclusão social no mercado de trabalho atuando também na formação de recursos humanos para atender pessoas com necessidades especiais.
O coordenador do Projeto Curupira, professor Dalmir Pacheco de Souza, explicou que um dos objetivos do Projeto é tornar possível a acessibilidade das pessoas com deficiência aos meios sociais e de trabalho. “Não se deve olhar as deficiências das pessoas, mas fixar o olhar no que elas podem oferecer e fazer, no projeto Curupira buscamos a inclusão total, a valorização do ser humano e da família”, disse o professor, destacando que a cada etapa são realizados até quatro cursos.
Para a formação de recursos humanos são oferecidos cursos de gestão, que ensinam a conviver com pessoas com deficiência, oferece também cursos de Braile para pessoas com deficiência visual e de Libra para pessoas com deficiência auditiva. São utilizadas também tecnologias que permitem as pessoas deficientes melhorar o aprendizado, permitindo-lhes acesso ao mercado e trabalho.
Na avaliação do vereador Waldemir José, a política de inclusão social adotada pelo Ifam, por intermédio do Projeto Curupira, deve servir de exemplo para outras instituições de ensino, que deveriam também criar e desenvolver projetos visando a inclusão social e no mercado de trabalho de pessoas com necessidades especiais. “O Projeto Curupira adota o modelo de Educação
Inclusiva, fazendo uso da pedagogia e da tecnologia na formação de pessoas com necessidades especiais e também na formação de recursos humanos”.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.