Páginas Adicionais

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vereador diz que concessionárias receberam novo “batismo” do prefeito

Os parlamentares do PT -  vereador Waldemir José e José Ricardo

Ao fazer uma nova análise da troca de empresa para gerir o sistema de captação e distribuição de água e ampliação da rede de esgoto doméstico, o vereador Waldemir José (PT) chegou à conclusão que o prefeito Amazonino Mendes (PDT) fez apenas um “batismo”, mudando o nome fantasia da empresa concessionária. “Até onde sabemos, a nova concessionária irá funcionar no mesmo endereço e com o mesmo CNPJ  da  Águas do Amazonas”.
Em algumas religiões, quando a pessoa se batiza ela muda de nome. Pelo jeito o prefeito entende que a falta de água tratada em algumas áreas da cidade é uma questão espiritual, por essa razão trouxe uma solução mágica para resolver o problema”. O vereador disse que está solicitando da Prefeitura o contrato firmado com o consórcio Manaus Ambiental, para que possa conhecer quais os critérios que foram adotados pelo Poder Público Municipal para efetuar a troca de empresa e quais as metas reais dessa nova empresa.
Para contestar os críticos da CPI da Água, que dizem que a Comissão Parlamentar vai gastar recursos públicos sem apresentar uma solução para o problema da falta de água, principalmente nas zonas Norte e Leste, Waldemir José usou a parábola que diz, “a questão não é receber um talento, mas o que fazer com o talento recebido”. Na explicação do vereador, isso que dizer que o importante é saber como a CPI vai utilizar esses recursos para identificar o porquê dos investimentos feitos pelo Poder Público no sistema de água da cidade não está chegando a toda a população, além de e apontar uma solução.

Vereador vai à Justiça acusar o prefeito de crime de prevaricação

Fotografia: Marcus Andrade

 O prefeito Amazonino Mendes (PDT) deverá responder pelo crime de prevaricação, por agir contra a administração pública, ao trocar a empresa que vai gerir o sistema de distribuição de água em Manaus sem dar a devida publicidade. O entendimento é do vereador Waldemir José (PT) que entrará com representação no Ministério Público Estadual questionando as atitudes do prefeito nesse episódio.
De acordo com o que está previsto na Lei, “prevaricação é um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral que consiste em retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. “Não existe essa ação silenciosa quando se trata de questões públicas”, disse o vereador.
Waldemir José explica que a alternativa apresentada pelo prefeito para melhorar a distribuição de água na cidade, foi “mudar o nome da empresa para não mudar nada”. Isso porque o consórcio formado para administrar o sistema de distribuição e esgotamento sanitário, tem como uma das principais acionistas a Águas do Amazonas. As demais empresas que fazem parte do consórcio Manaus Ambiental, administram cidades do interior do Rio de Janeiro que somadas não chegam a 1,5 milhão de habitantes.
“Se o grupo Suez que administrava o sistema em cidades da França e que veio pelas mãos do próprio Amazonino Mendes, não soube administrar, como esperar que essas empresas que administram cidades de pequenos portes, vão resolver o problema em Manaus?”, questiona o vereador petista. Waldemir José adiantou que pretende também encaminhar ofício à CPI das Águas requerendo a presença do prefeito dos diretores da Águas do Brasil, que vai administrar o sistema de água em Manaus. O vereador vai, ainda, trabalhar junto ao Fórum das Águas na defesa da proposta para que a administração do sistema volte a ser feita pelo Poder Público.


Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.