Páginas Adicionais

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Waldemir propõe audiência para tratar da segurança no trânsito

O vereador Waldemir José solicitará ao Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) lista dos locais onde as faixas de pedestres serão pintadas com tintas que durem, no mínimo, 3 anos. Foto: Tiago Correa/ DIRCOM
Em virtude da denúncia feita por um jornal da cidade, a respeito das faixas de pedestres que estão apagadas, acarretando um aumento do número de mortes por atropelamento no trânsito de Manaus, o vereador Waldemir José (PT) anunciou nesta quarta-feira (19), que solicitará ao Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) lista dos locais onde as faixas de pedestres serão pintadas com tintas que durem, no mínimo, 3 anos. Ele solicitará também da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a realização de Audiência Pública para tratar da questão de acidentes de trânsito.

Waldemir José lembrou que este ano já morreram 63 pessoas de acidente de trânsito, enquanto que ano passado, nesse mesmo período, foram 52, o que representa um aumento de 21,5% de mortes no trânsito em comparação ao ano passado. Há registro de que vários desses óbitos ocorreram pela falta de faixas de pedestres.

Além disso, o diretor-presidente da Manaustrans, Paulo Martins, explicou que entre os meses de março e junho deste ano, o instituto promoveu um processo licitatório para escolher a empresa que iria fazer a nova pintura e que, até setembro, cerca de 500 faixas com durabilidade de 3 anos serão entregues.

Para Waldemir a iniciativa é positiva, mas questiona a Prefeitura por ter permitido chegar a esse ponto para que alguma providência fosse tomada, considerando que a argumentação de ‘falta de dinheiro’, usada sempre pelo prefeito, não convence, uma vez que até março deste ano o município pagou a Consladel, empresa que deveria fazer a manutenção das faixas, cerca de R$28 milhões.

“O que a cidade ganhou com esse contrato? Cadê as sinalizações que essa empresa deveria ter feito na cidade? Onde estão as faixas de pedestres que essa empresa fez? Será que foram pintadas com cal, para durarem por pouco tempo? A Consladel foi denunciada pelo Ministério Público pelo desvio de R$40 milhões. Boa parte dessas faixas está em frente às escolas. É necessário mais fiscalização, mais atuação e mais comprometimento da Prefeitura com a segurança da população”, disse o parlamentar.


Por conta disso, ele defende a realização urgente de Audiência Pública para debater a falta de segurança no trânsito que tem prejudicado inúmeras famílias da cidade de Manaus.    

Waldemir quer que presença de prefeitos e ex-prefeitos para prestarem esclarecimentos sobre contas da Prefeitura seja regulamentada

Waldemir apresentará Projeto de Resolução alterando o Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM/ Foto: Tiago Correa/DIRCOM

O vereador Waldemir José (PT), anunciou na manhã desta terça-feira (18) que apresentará Projeto de Resolução alterando o Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para que no processo de exame das contas da Prefeitura os prefeitos e ex-prefeitos de Manaus possam ser convidados pela Comissão de Economia e Finanças (COMEF/CMM), assim como o relator do parecer das contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM), bastando tão somente solicitação de um vereador quando encontrar contradição ou dúvida nos relatórios emitidos pelo TCE.

Pela proposta do parlamentar, será incluso o Parágrafo Único ao artigo 36 do Regimento Interno da CMM.

Na opinião de Waldemir José, “somente se encerra o processo de análise das contas do chefe do Executivo municipal com a aprovação ou a rejeição do Legislativo Municipal”, portanto não deverá ocorrer nenhuma dúvida na hora de aprovar ou rejeitar o parecer.

Além disso, ele alertou que nos últimos anos a Câmara tem aprovado as contas do prefeito e ex-prefeitos sem u m debate criterioso das razões da aprovação ou rejeição, sem ouvir os responsáveis pelas despesas de bilhões de reais, além de não oferecer aos vereadores uma exposição técnica dos conselheiros do TCE/AM sobre o tema.

“Falta a Câmara assumir seu papel, que é julgar as contas com responsabilidade e não ser apenas uma ‘carimbadora’ dos interesses dos péssimos governantes e de pareceres prontos”, disparou Waldemir.

Para que a proposta seja protocolizada são necessárias 14 assinaturas de vereadores, por isso ele iniciará esta semana a coleta de assinaturas.
 

Por solicitação de Waldemir, Câmara irá debater a situação da segurança pública

Vereador Waldemir José - PT / Foto: Tiago Correa/DIRCOM


Diante do brutal assassinato da líder comunitária de Iranduba, Maria Dora Priantes, o vereador Waldemir José (PT) cobrou da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (17), a realização de Audiência Pública, solicitada pelo parlamentar no mês passado, com o Secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, para expor aos parlamentares e à sociedade o plano de combate à onda crescente de homicídios em Manaus, bem como à violência em geral que ocorre na cidade.

De acordo com Waldemir, o Estado não deu importância aos inúmeros apelos por segurança que a líder comunitária tinha feito ao denunciar que estava sendo ameaçada de morte. Além disso, ele informou que existem vários outros líderes comunitários e um vereador de Iranduba que estão também sendo ameaçados de morte, portanto é de responsabilidade do Poder Público zelar pela vida dessas pessoas.

Mesmo após 25 boletins de ocorrência e denúncia na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o Estado não conseguiu efetivamente salvar a vida dessa companheira. Não podemos permitir que mais assassinatos ocorram em nossa cidade e no estado. O secretário Sério Fontes já esteve aqui para ser homenageado, agora precisamos tratar com seriedade o problema da segurança pública da população”, desabafou Waldemir.


Durante seu pronunciamento, o vereador declarou que o presidente da Câmara, Wilker Barreto (PHS), deu “carta branca para que ele contactasse com Sérgio Fontes e fizesse a agendasse a Audiência Pública em nome da CMM.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.