Páginas Adicionais

segunda-feira, 9 de março de 2015

Prestação de contas do Mandato


“Falta de segurança é o maior problema que as escolas municipais do bairro de Petrópolis enfrentam”, diz Waldemir José



A falta de segurança pública foi o principal problema que o vereador Waldemir José (PT) encontrou nas escolas municipais Ana Mota Braga, Thomás Meireles e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dalva Maria Costa e Silva, todas localizadas no bairro de Petrópolis, durante a fiscalização realizada nesta sexta-feira (6).

Assaltos, brigas, vandalismo e vendas de drogas fazem parte do cotidiano dessas escolas, por estarem situadas numa área de vulnerabilidade social, conforme denunciado por professores e diretores.

Mas não é só isso. Conforme constatou Waldemir José, a estrutura de algumas escolas precisa de melhorias. Como é o caso da Tomás Meireles, que fica na comunidade Vale do amanhecer, que está com sua estrutura física comprometida devido a erosão do terreno causada pela água das chuvas, que também comprometeu as instalações elétricas por ser muito antiga.

Além disso, o consultório odontológico da escola está há mais de seis meses parado por falta de manutenção nos equipamentos.

Na escola Ana Mota Braga, além da violência, outro problema detectado pelo parlamentar é a construção de uma creche, com capacidade para atender 200 crianças, que está pronta desde 2013, mas nunca foi inaugurada. “Esse é mais um exemplo de má gestão municipal que não tem compromisso com a educação. É um absurdo o desperdício de recursos públicos que essa Prefeitura pratica”, disse Waldemir.

Já no Cemei, a estrutura é satisfatória, porém a merenda não é suficiente e está armazenada em local inadequado.

Para Waldemir a situação de falta de segurança nessas escolas é o problema mais grave nessa localidade, por isso ele reunirá com o secretario de segurança do estado para solicitar medidas para solução imediata desse problema. “Além dos problemas cotidianos, como alimentação escolar insuficiente e problemas estruturais das escolas, esses alunos ainda tem que conviver com a violência que circunda as escolas por causa do tráfico de drogas”, lamentou o vereador.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843






Waldemir inicia fiscalizações nas escolas municipais da capital






`
Dando continuidade a mais um ciclo de fiscalizações nas escolas do município, desta vez na capital, o vereador visitou na manhã desta quinta-feira (5), a escola municipal Irmã Dulce, localizada na comunidade São Sebastião, no bairro de Petrópolis. Na visão do parlamentar, a escola, surpreendentemente, encontra-se em bom estado, porém precisa melhorar em alguns aspectos importantes para a educação.
 Os únicos problemas mais graves encontrados pelo vereador foram: merenda escolar insuficiente e pouco diversificada, abaixo do padrão exigido pelo Ministério da Educação (MEC); Programas escolares suspensos por falta do repasse de recursos; paredes da escola descamando por falta de manutenção na pintura; faltam pequenos reparos no teto e, principalmente, a falta de pagamento do 13º salário dos trabalhadores terceirizados contratados pela empresa JM Serviços Profissionais Construção e Comércio LTDA.

“Encontrei uma escola bem cuidada no que diz respeito à gestão da diretora e dos professores. Porém, tem como melhorar ainda mais, basta que a Prefeitura execute pequenas ações para que a escola ele chegue a um padrão de excelência”, disse Waldemir José.

Para contribuir com a manutenção da qualidade da escola Irmã Dulce, o parlamentar enviará uma Indicação – documento oficial do Legislativo – para Prefeitura de Manaus realizar esses pequenos reparos que faltam no teto e nas paredes, bem como no sistema de drenagem. Além de enviar o relatório dessa visita à Semed, ao Ministério Público do Estado (MPE), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para verificar o porquê da merenda escolar não chegar completa na escola, e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) por causa da situação dos trabalhadores terceirizados.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843



Waldemir requer a presença dos secretários da Semsa e Semed para darem explicações sobre a situação das comunidades ribeirinhas

Falta  medicamentos nas unidades de saúde

Escola sem funcionar 

Chegada nas comunidades ribeirinhas

Posto de saúde da comunidade  do Rio Negro

Para darem explicações acerca dos graves problemas que afetam os aparelhos públicos municipais das comunidades ribeirinhas especificamente as escolas e as unidades de saúde, o vereador Waldemir José (PT) protocolizou na manhã desta quarta-feira (4), requerimento convocando os secretários municipais de educação e de saúde.  De acordo com o autor da proposta, “a situação que as famílias ribeirinhas vivem é lastimável, portanto não dá mais para esperar”. 

Em visita realizada nos meses de dezembro de 2013, janeiro e fevereiro deste ano, para fiscalizar a situação em que se encontra a zona rural do município de Manaus, às margens dos rios Negro e Solimões, Waldemir constatou que muitas escolas e unidades de saúde parecem viver ainda no passado, quase abandonadas pelo Poder Público, desrespeitando o direito à educação e à saúde das famílias que moram nessa região.

Entre os graves problemas que o vereador encontrou na fiscalização, ele destaca a ausência de gestor em praticamente todas as escolas visitadas, escolas em construção há mais de três anos, equipamentos de informática encaixotados também há mais de 3 anos esperando instalação, trabalhadores terceirizados estão sem receber o 13º salário e o salário do mês,  crianças fora da escola, a falta de medicamento, a falta de médico, a falta agentes comunitários de saúde, a falta  materiais básicos e até mesmo a falta postos de saúde.

“A questão da saúde e da educação nessas comunidades é dramática. Se aqui na capital não temos política de saneamento básico imagina nesses lugares”, concluiu Waldemir.

Esses e outros graves problemas que foram relatados na Câmara Municipal pelo parlamentar são gravíssimos, o que exige o debate e a explicação da Prefeitura a respeito dessa situação.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843



Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.