Páginas Adicionais

quarta-feira, 16 de março de 2016

VEREADOR WALDEMIR JOSÉ TRAZ REIVINDICAÇÕES DOS PROFESSORES À CÂMARA


Vereador Waldemir José - PT - Foto: Tiago Corrêa/CMM

Manaus, 15 de março de 2016

Diante da convocação de greve geral dos trabalhadores de educação, programada para o período de 15 a 17 de março, o vereador Waldemir José (PT) se colocou a favor da ação dos professores e solicitou à Câmara Municipal que desse uma melhor atenção às solicitações dos profissionais em educação.  
Para Waldemir José, o reajuste salarial de 20%; o retorno dos 10% ao vencimento básico; o reajuste de 100% no auxilio-alimentação; manutenção e ampliação do Manausmed o auxílio transporte integral; a Hora de Trabalho Pedagógica (HTP), dentre outros são reivindicações justas e legítimas dos trabalhadores em educação. 

Por conta disso, ele solicitará à Mesa Diretora que promova seminário para debater as reivindicações dos profissionais de educação, com a participação dos representantes dos professores, dos órgãos governamentais  de educação e dos alunos.

Câmara aprova requerimento para debater o modelo Zona Franca

De acordo com Waldemir José (PT), faz-se necessária a discussão urgente sobre a atual situação do modelo Zona Franca - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Manaus, 15 de março de 2016

O requerimento que convida a Superintendente da Suframa, Rebeca Garcia, para comparecer ao plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de autoria do vereador Waldemir José (PT), com subscrição do vereador Luis Mitoso (PSD), para tratar da conjuntura econômica da Zona Franca de Manaus (ZFM) e dos problemas de infraestruturas das vias do Distrito Industrial foi aprovado nesta segunda-feira (14). 

De acordo com o autor da proposta, faz-se necessária a discussão urgente sobre a atual situação do modelo Zona Franca, bem como seus problemas de infraestruturas, sobretudo no momento em que a população protesta contra as ruas esburacadas do Distrito Industrial. 


Além disso, Waldemir justifica que “no momento em que esse Modelo completa 49 anos é preciso que se faça uma reflexão sobre sua missão nos 3 polos (comercial, industrial e agropecuário) que implica promover a interiorização do desenvolvimento por todos os estados da área de abrangência do modelo, especialmente em virtude da crise econômica pela qual passa a economia brasileira e mundial”. 

Manifestação atinge também a oposição, diz Waldemir José

Waldemir avalia que não houve adesão massiva dos mais pobres do país às manifestações de domingo (13) - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Manaus, 14 de março de 2016
Diante da manifestação do último domingo, o vereador Waldemir José (PT) reconhece que é preciso uma mudança na política econômica do país e destacou que as manifestações são legitimas numa democracia, portanto merecem respeito. Por outro lado, é preciso também reconhecer os avanços que ocorreram no país durante os governos de Lula e de Dilma e salientou que a crise política atinge todos os partidos, não somente o PT, como aposição vem divulgando. Temos que melhorar

Waldemir avalia que não houve adesão massiva dos mais pobres do país, mas sim da classe média e da elite brasileira, portanto não houve a participação de milhões e milhões de manifestante nas ruas como os meios de comunicação estão divulgando. Ele lembrou também que políticos do PSDB e PMDB forma hostilizados pelos manifestantes, o que representa que a sociedade não está satisfeita com classe política em geral.

“Vejo com preocupação essa situação, pois na medida em que os partidos perdem espaços há uma explicita expansão de pensamentos fascistas e agressivos, quando a população passa a ver como salvador da pátria pessoas como Jair Bolsonaro, Silas Malafaia”, disparou Waldemir.

Ele destacou que, durante os quase 14 anos de Governo do PT houve um avanço considerável na economia e grande investimento em políticas públicas para população. “A elite brasileira critica alguns dos programas do governo federal como Minha Casa, Minha Vida, que entregou mais de 3 milhões de moradias, Luz Para Todos e Bolsa Família. Se acabarmos com esses benefícios, com a elite quer, o que vai ser feito desse recurso? Pagar o FMI novamente? Socorrer os bancos falidos como fez Fenando Henrique Cardoso? Admito que o pais precisa melhorar, mas não esqueçamos das conquistas”, disse.


Tema da Campanha da Fraternidade de 2016 é debatido na Câmara

Waldemir José foi um dos autores da sessão especial sobre a campanha da Fraternidade de 2016 - Foto: Tiago Corrêa/CMM

Manaus, 09 de março de 2016
Com o objetivo de debater o tema da Campanha da Fraternidade: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, que trata sobre o saneamento básico como direito fundamental, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou hoje uma Sessão Especial, de autoria também do vereador Waldemir José (PT), com a presença do representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na Região Norte (CNBB/N), Padre Charles Cunha da Silva.

Na ocasião, o parlamentar solicitou apoio aos demais parlamentares ao projeto de Decreto Legislativo que, se aprovado pela CMM, realizará um plebiscito para consultar a população de Manaus se deve ou não continuar com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário privatizados.

Em discurso, o religioso abordou vários aspectos defendido pela igreja Católica para melhoria do Saneamento Básico da cidade, dentre eles a realização do plebiscito, proposto pelo vereador  Waldemir José. “Quando se fala em saneamento básico a primeira abordagem a ser feita é a de como água captada, tratada e distribuída com qualidade. A privatização continua polêmica, pois este serviço público é irrenunciável. É necessário ter Agências de controle atuantes, e a população certamente deveria ser consultada em assunto tão importante”, disse.

Outro aspecto destacado pelo padre, diz respeito à coleta de resíduos sólidos que, para ele, é necessário criar hábitos de reciclagem e de diminuição do consumo, mas também o papel do Poder Público é fundamental. “Já temos legislação, falta aplicá-la e fortalecer a s associações de catadores que exercem um papel social fundamental devendo ser protegidos e incentivados”, frisou.

Nessa mesma linha,Waldemir lembrou que, durante todo seu mandato, vem realizando ações sistemáticas como: Audiências Públicas, Projetos de Lei, Indicações e Emendas para incluir os catadores na política de resíduos sólidos do município. Ele entende que a Prefeitura tem tratado de forma diferenciada os catadores em comparação às empresas coletoras de lixo da cidade, pois paga milhões às empresas coletoras de lixos e aos catadores nada.

“A inclusão dos catadores de materiais recicláveis na política de saneamento básico do município é promover a justiça social. Seria justo para esses trabalhadores, que prestam um enorme serviço para a cidade, se eles fossem remunerados por seu trabalho”, enfatizou Waldemir, ressaltando a importâncias dessa categoria para o meio ambiente. 

Waldemir comunicou que a proposta de plebiscito continua com 7 assinaturas e que são necessárias 14 para que a proposta entre em tramitação na Câmara e o plebiscito seja  efetivado. Até hoje somente os vereadores Professor Bibiano e Rosi Matos, ambos do PT, Everaldo Farias (PV), Marcel Alexandre (PMDB), Mário Frota (PSDB), Pastora Luciana (PP) e o próprio autor assinaram o projeto. 

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.