Páginas Adicionais

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Vereador quer que a sociedade participe da discussão sobre o novo Plano Diretor

Vereador Waldemir José - PT. Foto:DICOM/Plutargo Botelho



Movimentos sociais, sindicatos e universidades irão receber uma cópia do projeto do Plano Diretor, para que possam debater e apresentar propostas de emenda ao projeto. Na avaliação do vereador Waldemir José (PT) esses setores têm muito a contribuir, pois têm como público pessoas das várias faixas sociais, podendo apresentar propostas de melhorias para toda a cidade.
O Fórum Amazonense de Reforma Urbana, que congrega 28 entidades, foi um dos primeiros a receber uma cópia do Plano. “É importante que a sociedade participe da discussão sobre o Plano Diretor, pois quando for aprovado na Câmara suas normas vão influenciar na vida de todos”. Waldemir José adianta que, enquanto analisa o projeto enviado pela Prefeitura, começa a elaborar propostas de emenda ao Plano.
O vereador adianta que vai insistir para que a Prefeitura realize obras de prevenção contra a enchente. O vereador explica que é sabido que todos os anos a cidade vai ter problemas com a cheia do rio Negro, em maior ou menos proporção. “O certo é que no período de inverno o rio vai transbordar e invadir determinadas áreas da cidade, então porque não realizar obras que possam impedir maiores prejuízos para quem mora nas proximidades dos igarapés e na orla do rio”.
Waldemir José vai propor também que a Prefeitura planeje melhor a cidade, construindo praças, parques, quadras esportivas, campos de futebol, permitindo que os manauenses tenham mais opções de lazer. Ele vai propor, ainda, que a orla do rio Negro volte a ser considerada área pública, vetando a construção de casas, pontos comerciais e impedindo a privatização ou concessão da área, permitindo que a população tenha acesso livre a esses locais.

Pré-candidatos do PT querem rediscutir candidatura própria



Os pré-candidatos a vereadores pelo PT nas eleições deste ano deverão encaminhar documento para a direção municipal do partido cobrando a antecipação da rediscussão sobre candidatura própria, que só está previsto para acontecer no dia 10 de junho. O movimento está sendo encabeçado pelo vereador Waldemir José, pré-candidato a reeleição.
“O PT é grande e já demonstrou que sabe governar, não pode querer almejar apenas um cargo de vice”, disse o vereador. Na avaliação de Waldemir José, o atual quadro político, com a desistência do prefeito Amazonino Mendes que se diz cansado e doente e o senador Eduardo Braga preferindo ficar em Brasília, pode animar o setor do PT que defende a proposta de candidatura a vice, a levar o partido a disputar a eleição como cabeça de chapa, deixando esse estado de subserviência a que foi levado por alguns dentro do próprio partido.  
“Temos lideranças dispostas a colocar o nome para a disputa pela Prefeitura Manaus, por essa razão rejeitamos a proposta de sermos coadjuvantes na campanha eleitoral, quando muito ocupando um cargo de vice”. O documento que será encaminhado à direção municipal deixa claro que o atual cenário político em Manaus mostra-se favorável para que o PT saia na frente e apresente à sociedade manauense um nome para disputar a eleição majoritária.
O deputado federal Francisco Praciano e os deputados estaduais José Ricardo Wendling e Sinésio Campos, são algumas das lideranças petistas que já colocaram seus nomes a disposição para disputar a eleição majoritária. O vereador Ademar Bandeira já se comprometeu a assinar o documento.

Candidatos ao Conselho Tutelar participam de audiência pública

Foto: Sérgio Oliveira
Os candidatos que vão disputar a eleição para o Conselho Tutelar participaram nesta quinta-feira de uma audiência pública na Câmara Municipal, e disseram que existem irregularidades no processo eletivo. Uma dessas irregularidades é que o número de candidatos que devem compor cada chapa é inferior o exigido no Regimento.  As chapas devem ter dez candidatos, sendo cinco titulares e cinco suplentes.
A eleição está prevista para o dia 27, com 45 vagas na disputa. Nesta sexta-feira a Prefeitura deverá publicar o edital com o nome dos candidatos aptos a disputar o cargo. A audiência pública foi sugerida pelo vereador Waldemir José (PT). Ele explicou que o objetivo é tentar abrir um diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no sentido de rever as regras para a eleição.
Na avaliação do vereador, causa estranheza o fato de que existam mais vagas que candidatos. “Ou antes a coisa era deixada muito frouxa ou agora se está sendo exigente demais, o fato é que algumas chapas tem apenas sete pessoas, portanto sem cumprir o que está no regimento”. Outra questão levantada foi quanto ao tempo destinado o para que os candidatos possam fazer campanha. Além disso, existe a informação de que a eleição será feita em urna de lona e não urna eletrônica, como deveria ser.
A audiência pública contou com a presença do presidente da Comissão do Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso da Câmara Municipal, vereador Elias Emanuel (PSB), da vereadora Lúcia Antony (PCdoB), de representantes do M inistério Público, da Secretaria Municipal do Direito Humano, do Juizado da Infância e da Juventude, do Conselho Municipal do Direito da Infância e do Adolescente e da Promotoria de Justiça da Juventude.

Waldemir disciplina atuação de servidor municipal em concessionárias



Foto: DICOM/Sérgio Oliveira
 
Projeto de Lei de autoria do vereador Waldemir José (PT) vai estabelecer um período de quarentena a quem trabalhou em concessionária de serviços públicos ou outro tipo de empresa que tenha qualquer contrato financeiro com o Município para que possam assumir cargos na esfera municipal. “Como é que essa pessoa vai fiscalizar uma empresa a qual era vinculada até bem pouco tempo, o Projeto vai estabelecer regras para quem deseja assumir um cargo em qualquer órgão da Prefeitura”.
Waldemir citou o exemplo de uma advogada que assumiu um cargo na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e que, segundo o currículo apresentado, trabalhou para a empresa Eucatur. Porém nos informes judiciais consta que ela ainda atua em pelo menos dois processos trabalhistas defendendo os interesses da empresa. Os argumentos das lideranças do prefeito, dizendo que a advogada já estava fora da empresa há dois anos não convenceram o petista. “Não se trata aqui de fazer um pré-julgamento, mas como é que essa pessoa vai fiscalizar a empresa para a qual trabalha ou trabalhou até recentemente?”, questionou o vereador.
Waldemir explicou que o objetivo do projeto é criar critérios para ocupação de cargos no âmbito municipal. Será estabelecido um prazo mínimo para que uma pessoa que trabalhou e empresa concessionária ou outro tipo e empresa que tenha contrato financeiro coma Prefeitura possa se qualificar para assumir um cargo no serviço público, até para evitar qualquer constrangimento para esse profissional.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.