Páginas Adicionais

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

*Câmara homenageia Padre Pietro pelos 50 anos de trabalhos comunitários


Por sugestão do Vereador Waldemir José - PT  o Padre Pietro recebe CMM placa comemorativo

Por solicitação do vereador Waldemir José (PT) a Câmara Municipal de Manaus realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (28), para homenagear o Padre Pietro Parcelli, 74, com a entrega de uma Placa Comemorativa aos 50 anos de sacerdócio e trabalhos comunitários, completados no dia 2 de outubro. O evento aconteceu no Plenário da Câmara.
Waldemir José destacou que a vida do Padre Pietro “demonstra sua opção preferencial pelos pobres, os que estão em condição de maior fragilidade social”. Na avaliação do vereador, as ações desenvolvidas pelo Padre Pietro são as ações da própria Igreja Católica, de fazer comunhão com o povo mais pobre. “Essa é uma homenagem singela aos 50 anos de trabalho digno, honrando, um exemplo para as futuras gerações”.
A sessão foi presidida pelo vereador Massami Miki (PSL), segundo vice-presidente da Câmara, que considerou “uma justa homenagem a uma pessoa justa”. Padre Pietro é Missionário da Consolata, na Itália, onde iniciou o curso de Teologia em 1961, sendo ordenado sacerdote em 1965. Está no Brasil desde 1967, realizando trabalhos comunitários em vários Estados. Em Manaus, implantou no bairro Santa Etelvina, zona Norte, o projeto Cabanagem em 2010.
O objetivo é a prestação de cuidados básicos na área de saúde, aulas de alfabetização e de formação profissional. Padre Pietro trabalhou com jovens em São Paulo e Rio Grande do Sul e viveu com os índios Macuxi, no Estado de Roraima. Em 1993, juntamente com o Padre João Saffiro abriu o Hospital dos Índios Hekura Yano – A Casa dos Espíritos que se Importam. Desde de 1999 acompanha o projeto Kilombo Fazer Kioiô, na cidade de Salvador, Bahia. O projeto oferece cursos de artesanato e costura nas comunidades mais carentes da cidade.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.