Páginas Adicionais

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Waldemir diz que o gerenciamento do Centro de Controle Operacional do transporte público deve ser da Prefeitura

O parlamentar irá requerer do SMTU informações de quando será disponibilizada aos usuários a movimentação dos ônibus - Foto: Tiago Corrêa/CMM

Por conta da visita técnica da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Manaus (CTVOP/CMM) ao Centro de Controle Operacional de Manaus (CCO), apresentado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), o vereador Waldemir José (PT)  anunciou na manhã desta terça-feira (19), que fará várias ações para que o controle de operações do transporte público seja realizado exclusivamente pela Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU).

Como ações, o parlamentar irá requerer do SMTU informações de quando será disponibilizado aos usuários a movimentação dos ônibus e solicitará instalação de terminal de CCO na Câmara para consulta dos vereadores. Além disso, indicará que a SMTU se articule com a Secretaria de Estado de Segurança Pública para proporcionar, via CCO, mais segurança aos trabalhadores do sistema de transporte público e aos usuários.

Na opinião de Waldemir José, o evento da apresentação do CCO reafirma a atuação secundária do SMTU e, logicamente, da Prefeitura no controle do sistema de transporte público da cidade. “Se a prefeitura não controlar os custos e o serviço do sistema, não saberá verdadeiramente quanto será a tarifa de ônibus e nem cobrará as melhorias necessárias no transporte público”, disse o parlamentar.

Ele lembrou também, que a Prefeitura hoje já não fiscaliza os serviços que são prestados pelas concessionárias e se abrir mão do CCO de nada adiantará um mecanismo moderno de controle e fiscalização, uma vez que quem fiscalizará será o mesmo que executará os serviços.
“Logicamente que não há transparência nessa metodologia. Como pode os empresários fiscalizar os serviços que eles mesmos prestam? Não haverá participação da população no gerenciamento do sistema e a Prefeitura não punirá as empresas que não cumprem os contratos”, concluiu Waldemir.

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843
janercazevedo@yahoo.com.br



Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.