Páginas Adicionais

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Câmara irá debater o tema da Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”


No primeiro dia da atividade parlamentar de 2014, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou na manhã desta terça-feira (11), de autoria do vereador Waldemir José (PT), requerimento que solicita a realização de Sessão Especial para debater o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: “Fraternidade e Tráfico Humano”.


Para o autor da proposta, Igreja Católica além de sua missão pastoral tem um papel social importantíssimo na sociedade brasileira, contribuindo no debate sobre os grandes problemas nacionais, fazendo com que a população se conscientize e seja sujeito de transformações, cobrando também maior atuação do Poder Público. “A Igreja apresenta o tema, divulga e propõe soluções, portanto é dever desta Casa Legislativa contribuir também com essa iniciativa que traz temas importantes que envolvem a sociedade”, afirmou.


Com a intenção de ser realizada no próximo mês a Sessão Especial contará com a participação de várias entidades envolvidas no assunto, como Cáritas Arquidiocesana, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), OAB, Ministério Público Federal do Amazonas (MPF/AM), Universidade Federal do Amazonas, dentre outras.

Waldemir José propõe melhorias para sistema de transporte da cidade


Iniciando as atividades parlamentares, durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta terça-feira (11), o vereador Waldemir José (PT), anunciou que vai solicitar do Ministério Público do Estado (MPE) a realização de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que a Prefeitura fiscalize a execução do contrato pelas empresas de ônibus. Além disso, fará indicação ao Executivo Municipal para que haja empenho na construção de abrigo nas paradas de ônibus, e prioridade na criação do Centro de Controle Operacional (CCO).

O parlamentar ainda propôs, por meio de requerimento, que à Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara (COMTVOP/CMM) participe, sistematicamente, da fiscalização nas estações, além de solicitar que a Prefeitura faça a instalação de placas indicativas dos horários de saída dos coletivos, e aprove o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Essas propostas são resultados da série de atividades de fiscalização no sistema de transporte realizada pelo parlamentar na semana passada, onde Waldemir José constatou que a quantidade de veículos que as empresas disponibilizam para atender às necessidades da população não é o suficiente, conforme determina o contrato entre a Prefeitura e as empresas, o que caracteriza o descumprimento do item que prevê um quantitativo de ônibus para cada estação.

De acordo com Waldemir José, a falta de fiscalização por parte da Prefeitura é o maior causador dos problemas no sistema, pois as empresas ficam a vontade para descumprir o contrato: “Em alguns casos encontramos uma redução de 50% dos veículos, como é o caso da linha 612 que deveria  funcionar com 18 carros, mas somente 9 atuam. Já na estação 610 está previsto 15, mas apenas 11 fazem a rota diária, quando assim, o problema de superlotação, que pode ser resolvido facilmente se a Prefeitura fiscalizasse”, afirmou o parlamentar.




Essa situação aponta mais um descaso da Administração Municipal com a cidade, uma vez que a fiscalização no sistema de transporte é de fácil realização e de baixo custo, tendo em vista que todos os veículos estão equipados com o GPS, conforme informação do próprio Superintendente Municipal de Transporte Urbano (SMTU) Pedro Carvalho. Por esse motivo, Waldemir José afirma que a criação do CCO é necessária e urgente para fiscalizar a execução dos serviços oferecidos pelas empresas.

“As empresas fazem o que querem. Não encontramos nenhum fiscal nessas estações. Falta a presença da Prefeitura fiscalizando as empresas para que o contrato seja cumprido. Afinal de contas a população paga diariamente pela utilização da frota completa e não pela metade”, pontuou  o vereador.

Outro problema detectado pelo parlamentar e que causa transtornos à população é a falta de informações acerca dos horários de saídas  dos ônibus, tanto nas estações quanto nos paradas. Ele afirma que essas informações devem ser de domínio da população para que a mesma possa se organizar evitar os horários de rush.



Manifestação do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil


O Vereador Waldemir José participou, na manhã desta 3a feira, de uma manifestação articulada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em solidariedade às famílias dos quatro trabalhadoras que morreram na construção da Arena Vivaldo Lima. "Não podemos achar normal de forma friamente estatística essas três mortes, a empresa responsável deve ser penalizada por essas perdas irreparáveis" - destacou Waldemir.

Mensagem da bancada de vereadores do PT Manaus pelo seus 34 anos


O Escritor italiano Antonio Gramsci afirmava que escrever a história de um partido é escrever, de forma monográfica, a história de um país. Nesses últimos 34 anos a sociedade brasileira passou por profundas transformações e a existência do Partido dos Trabalhadores (PT) foi de fundamental importância para este processo. 


Mulheres e homens idealistas, estudantes, intectuais, lideranças sociais, do campo e da cidade, de todas as idades e origens criaram o Partido dos Trabalhadores, como instrumento de construção da sociedade sem explorados e sem exploradores.

Há 11 anos o povo escolheu delegar ao PT a direção do Brasil. Desde então, todos desfrutam os benefícios da redução das desigualdades no país. Mais desenvolvimento, mais produção, mais renda, mais empregos, mais universitários, mais médicos, mais moradias.

As boas políticas se estederam ao estado do Amazonas. O número de postos de trabalho triplicaram no Pólo Industrial de Manaus (PIM), passando de 45 em 2000 para 127 mil empregos efetivos em 2013 e um faturamento de mais de R$ 80 bilhões no ano passado.
Há um longo caminho a percorrer. Mas já andamos muito, porque caminhamos com o povo.

A bancada do PT na Câmara Municipal de Manaus (CMM) tem lutado por isso. E se orgulha muito do que fizeram e têm feito seus governos Lula e Dilma.

Viva o PT!

Waldemir José
Professor Bibiano
Rosi Matos.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.