Páginas Adicionais

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Waldemir José propõe melhorias para sistema de transporte da cidade


Iniciando as atividades parlamentares, durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta terça-feira (11), o vereador Waldemir José (PT), anunciou que vai solicitar do Ministério Público do Estado (MPE) a realização de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que a Prefeitura fiscalize a execução do contrato pelas empresas de ônibus. Além disso, fará indicação ao Executivo Municipal para que haja empenho na construção de abrigo nas paradas de ônibus, e prioridade na criação do Centro de Controle Operacional (CCO).

O parlamentar ainda propôs, por meio de requerimento, que à Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas da Câmara (COMTVOP/CMM) participe, sistematicamente, da fiscalização nas estações, além de solicitar que a Prefeitura faça a instalação de placas indicativas dos horários de saída dos coletivos, e aprove o Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

Essas propostas são resultados da série de atividades de fiscalização no sistema de transporte realizada pelo parlamentar na semana passada, onde Waldemir José constatou que a quantidade de veículos que as empresas disponibilizam para atender às necessidades da população não é o suficiente, conforme determina o contrato entre a Prefeitura e as empresas, o que caracteriza o descumprimento do item que prevê um quantitativo de ônibus para cada estação.

De acordo com Waldemir José, a falta de fiscalização por parte da Prefeitura é o maior causador dos problemas no sistema, pois as empresas ficam a vontade para descumprir o contrato: “Em alguns casos encontramos uma redução de 50% dos veículos, como é o caso da linha 612 que deveria  funcionar com 18 carros, mas somente 9 atuam. Já na estação 610 está previsto 15, mas apenas 11 fazem a rota diária, quando assim, o problema de superlotação, que pode ser resolvido facilmente se a Prefeitura fiscalizasse”, afirmou o parlamentar.




Essa situação aponta mais um descaso da Administração Municipal com a cidade, uma vez que a fiscalização no sistema de transporte é de fácil realização e de baixo custo, tendo em vista que todos os veículos estão equipados com o GPS, conforme informação do próprio Superintendente Municipal de Transporte Urbano (SMTU) Pedro Carvalho. Por esse motivo, Waldemir José afirma que a criação do CCO é necessária e urgente para fiscalizar a execução dos serviços oferecidos pelas empresas.

“As empresas fazem o que querem. Não encontramos nenhum fiscal nessas estações. Falta a presença da Prefeitura fiscalizando as empresas para que o contrato seja cumprido. Afinal de contas a população paga diariamente pela utilização da frota completa e não pela metade”, pontuou  o vereador.

Outro problema detectado pelo parlamentar e que causa transtornos à população é a falta de informações acerca dos horários de saídas  dos ônibus, tanto nas estações quanto nos paradas. Ele afirma que essas informações devem ser de domínio da população para que a mesma possa se organizar evitar os horários de rush.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.