Páginas Adicionais

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Reajuste da tarifa de água terá que ser aprovado pela Câmara

Vereador Waldemir José - PT. Foto: Sérgio Oliveira

 A Câmara Municipal de Manaus –CMM aprovou nesta terça-feira (06) projeto do vereador Waldemir José (PT) disciplinando o reajuste da tarifa de água e esgotamento sanitário, que agora terá que ser avaliado pelos vereadores. De acordo com o projeto, a empresa concessionária terá que enviar, no primeiro dia útil do mês de dezembro, para a Câmara e Ministério Público o balanço financeiro, os investimentos feitos pela empresa e a planilha de reajuste.
O contrato de concessão já obriga a empresa a enviar esses documentos para a Prefeitura, que avalia e concede ou não o reajuste solicitado pela concessionária. Portanto, o projeto do vereador petista estabelece, na prática, uma discussão mais ampla sobre a necessidade de reajustar a tarifa de água e esgotamento sanitário. “Manaus já tem uma das maiores tarifas de águas do país, fruto desse processo, em que somente a Prefeitura dava o parecer”.

Waldemir José explica que na cidade de Curitiba o metro cúbico de água é cobrado a R$ 1,99, enquanto que em Manaus o metro cúbico de água tem custo de R$ 2,60, sem que a empresa apresente um serviço eficiente, deixando de cumprir as metas previstas no contrato de concessão, “mesmo assim nos últimos 12 anos a tarifa de água teve aumentos sucessivos”. Na avaliação do vereador com a Câmara podendo analisar o pedido de reajuste, a empresa terá que comprovar que realizou investimentos e cumpriu as metas estabelecidas, “sem isso o aumento da tarifa não será liberado”.

O vereador petista anunciou ontem, também, que irá apesentar projeto, estabelecendo que a empresa concessionária deverá comunicar o dia em que irá fazer serviço de manutenção, com a interrupção na distribuição de água. Se esse serviço durar mais de 24h a empresa terá que fornecer água para os moradores da área afetada, utilizando os serviço de carros-pipas ou outros meios, sob pena de ter que pagar multa pela interrupção do serviço.

Waldemir José cobra implantação de uma política de segurança para Ponta Negra


Waldemir José cobre mais transparência nas ações do Conselho Gestor da PPPS


Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.