Vereador Waldemir José - PT. Foto: PLutarco Betelho |
Na redistribuição orçamentária feita este ano, a Prefeitura tirou R$ 5,1 milhões dos recursos destinados para a construção de Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs e mais R$ 2 milhões que deveriam ser aplicados na manutenção do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O vereador Waldemir José (PT) quer saber para onde foram realocados esses recursos, que deveriam ser aplicados na educação básica.
O vereador petista está solicitando informações por intermédio de requerimento. O documento foi colocado para votação no Plenário da Câmara Municipal de Manaus na terça-feira (18), porém a liderança do prefeito Amazonino Mendes (PDT) usou mais vez o instrumento legislativo de pedido de vista para impedir que o Executivo Municipal preste conta do que está sendo feito com o dinheiro público.
“A Educação deve ou deveria ser prioridade em qualquer governo, mas em Manaus os recursos dessa pasta são transferidos para outros setores sem que a Prefeitura dê qualquer explicação para a sociedade”, destacou Waldemir José. O vereador explica que o sistema educacional de Manaus tem problemas graves, como evasão escolar e escolas mal estruturadas e inadequadas ao processo de ensino/aprendizagem. “Por essa razão não entendo o redirecionamento dos recursos da educação básica e estou cobrando explicações da Prefeitura”.