Páginas Adicionais

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Vereador Waldemir José retorna às comunidades ribeirinhas e constata que nada mudou, mesmo após denuncias à Semed e ao MPE



Após mais de um ano da última  fiscalização nas comunidades Nova Esperança do Apuaú, Nova Aliança do Apuaú, Nova Canaã e Santa Izabel do Paraná do Acariquara, o vereador Waldemir José (PT) retornou nesta quinta-feira (5) a essas localidades para verificar se houve melhoria na infraestrutura das escolas e postos saúde, problemas denunciados ano passado pelo parlamentar ao Ministério Público do Estado (MPE/AM) e à Secretaria Municipal de Saúde (Semed).

Na fiscalização do ano passado, Waldemir José encontrou a escola Francisco Diogo de Melo, da comunidade Nova Esperança,  com sua infraestrutura precária. Além da falta de energia elétrica por conta do motor de luz que não funcionava adequadamente e o telecentro estava há mais de 5 meses sem funcionar por falta de manutenção nas máquinas, problemas que infelizmente ainda continuam.

 Na comunidade Nova Esperança, o posto de saúde não funcionava. Na escola, faltava merenda, o telecentro não funcionava por falta de manutenção nos computadores e faltava  professores. Hoje a situação continua a mesma.


Já na comunidade Nova Aliança (130 quilômetros de Manaus), na escola José Sarney, a situação era ainda é pior. Existem 48 alunos que não estavam estudando porque a escola não tem estrutura para atendê-los e, segundo o presidente da associação de moradores, Edgar Vieira, a escola pertencia ao município de Novo Airão, mas já solicitou há tempos que a jurisdição passasse a ser do município de Manaus. Esse problema continua até hoje.

Waldemir propõe criação da Frente Parlamentar em defesa do SUAS


Waldemir José (PT) destacou que no dia 15 de maio o serviço de Assistência Social completará 75 anos de serviço no país - FOTO: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Manaus, 4 de maio de 2016

Com 22 assinaturas de vereadores, o Projeto de Resolução que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único da Assistência Social (Suas) foi protocolizado nesta quarta-feira na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pelo autor do projeto, vereador Waldemir José (PT).

Waldemir José afirma que a Constituição Federal de 1988 retirou a Assistência Social da condição de subsidiária do Estado e a transformou num direito de todo cidadão brasileiro.

Waldemir destacou que no “dia 15 de maio o serviço de Assistência Social completará 75 anos de serviço no país, portanto é importante que o Suas entre no debate das Casas Legislativas para valorização dos profissionais e também dos serviços que eles prestam à população”.

Por conta disso, a Frente Parlamentar em defesa do Suas tem por objetivo mobilizar os parlamentares para congregarem forças na defesa de matérias pertinentes à causa da Assistência Social, visando contribuir com a criação de políticas públicas e legislação que promovam a Assistência Social como asseguradora de direitos.


O Projeto de Resolução, que deverá entrar na pauta da Câmara na próxima segunda-feira, foi assinado pelos vereadores: Álvaro Campelo (PP), Alonso Oliveira (PTC), Arlindo Júnior (PROS), Ceará do Santa Etelvina (DEM), Dr. Ewerton Wanderley (PSDB), Elias Emanuel (PSDB), Hiran Nicolau (PSD), Joãozinho Miranda (PTN), Júnior Ribeiro (PTN), Luis Mitoso (PSD), Marcelo Serafim (PSB), Massami Miki (PSL), Pastora Luciana (PP), Plínio Valério (PSDB), professora Therezinha Ruiz (DEM), Reizo Castelo Branco (PTB), Roberto Sabino (PROS), Rosi Matos (PT), Socorro Sampaio (PP), Wilker Barreto (PHS), David Reis (PV) e o próprio autor, vereador Waldemir José.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.