Páginas Adicionais

quarta-feira, 10 de julho de 2013

WALDEMIR DEFENDE MAIS PARTICIPAÇÃO POPULAR


A Comissão Especial de Reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus (CERRI/CMM) entregou na manhã desta terça-feira (9), o anteprojeto do novo Regimento Interno da Casa Legislativa que será votado na próxima semana. Para o relator, vereador Waldemir José (PT), a participação popular nas decisões politicas e a transparência nas ações do parlamento foram itens aprovados que contribuirão para o fortalecimento da democracia na cidade.

Nas propostas aprovadas, está a criação do Código de ética dos vereadores; a participação de 30% de mulheres na composição da Mesa Diretora; a possível realização de Audiências Públicas para a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e Lei Orçamentária Anula (LOA); desconto de 1/12 avos do salário do vereador em caso de falta; votação nominal; suspensão do salário do vereador e da verba de gabinete em caso de licença, dentre outras.

“Meu objetivo foi tentar democratizar e moralizar o parlamento, tornar mais transparente as ações do Poder legislativo e aproximar mais o cidadão das atividades dos vereadores”, afirmou o vereador relator.

De acordo com o petista, o anteprojeto novo Regimento Interno será remetido para votação e aprovação na próxima semana, período em que o Parlamento Municipal retoma os trabalhos após o recesso parlamentar.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.