Páginas Adicionais

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vereador diz que CPI da Água vai mostrar quem está a favor da população

Foto: Sérgio Oliveira

O vereador Waldemir José (PT) disse que a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vai mostrar quem, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), defende uma solução para o problema da falta de água em vários bairros e quem defende que a água deva ser objeto de lucro. Cerca de 600 mil pessoas sofrem com a falta de água nas zonas Leste e Norte.
Para os vereadores que alegaram que a instalação da CPI neste momento seria oportunismo político, Waldemir José explicou que desde o ano passado vem participando da luta em favor das pessoas que não têm água encanada em suas casas. Nesse período, participou de caminhadas contra a falta de água, realizadas por moradores dos bairros das zonas Norte e Leste, também de audiências públicas na Câmara Municipal.
Waldemir José lembrou que foi uma ação de sua autoria, encaminhada ao Ministério Público do Estado, que resultou na decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas de sustar o reajuste na tarifa de água, que deveria vigorar a partir do dia 28 de janeiro. A empresa Águas do Amazonas pleiteava 5,95% de reajuste na tarifa. “A CPI vai identificar os problemas e apontar soluções, afinal já foram investidos quase R$ 800 milhões no setor de água, sem que isso tenha se revertido em benefícios para a população”, disse o vereador.
Apesar da posição contrária da bancada do prefeito na Câmara, o pedido de instalação da CPI da Água está em tramitação. Na segunda-feira (27) foi protocolado no gabinete da presidência da CMM, o requerimento de pedido da CPI, que agora está sendo analisado pela Procuradoria da Casa. O que não impede que a presidência da Câmara se reúna com as lideranças partidárias para decidir como será formada a Comissão Parlamentar. Pela tradição, o presidente da CPI deve ser entregue ao vereador proponente.

Vereador protocola requerimento solicitando a instalação de CPI da Água



O vereador Waldemir José (PT) protocolou nesta segunda-feira (27) o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o contrato de concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário firmado entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Águas do Amazonas. O requerimento conta com as 13 assinaturas exigidas para que a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus instale a CPI.
Além de Waldemir José, assinaram o requerimento da CPI os vereadores Elias Emanuel (PSB), Joaquim Lucena (PSB), Lúcia Antony (PC do B), Ademar Bandeira (PT), Cida Gurgel (PRP), Vilma Queiroz (PTC), Socorro Sampaio (PP), Marcel Alexandre (PMDB), Mário Frota (PSDB), Reizo Castelo Branco (PTB), Paulo De Carli (PSDB) e Massami Miki (PSL).
Com a assinatura dos 13 vereadores, Waldemir José acredita não existir motivo para que a comissão não seja instalada, já que existem as assinaturas necessárias e o objeto determinado. “A CPI não é uma questão eleitoral, como muitos querem insinuar, mas uma preocupação com a população, que espera uma solução para o problema da falta de água”, disse o vereador proponente. Waldemir José lembrou que desde que assumiu o mandato em fevereiro de 2011, vem trabalhando para que a população possa ter acesso a água encanada em suas casas.
Nessa luta, participou de vários movimentos da população, principalmente das zonas Leste e Norte, reclamando que a água não chegava em suas casas,  a conta chega sempre. Vale dizer, que foi por uma ação do vereador que o Ministério Público conseguiu junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas, sustar o reajuste de 5,95% solicitado pela Águas do Amazonas. O reajuste da tarifa da água deveria começar a vigorar a partir do dia 28 de janeiro desse ano.

Informativo Semanal vereador Waldemir José - PT

Pedido de CPI para investigar contrato da Prefeitura e Águas do AM é protocolado na CMM | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Pedido de CPI para investigar contrato da Prefeitura e Águas do AM é protocolado na CMM | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.