Páginas Adicionais

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vereador diz que sem investimentos Manaus não alcançará metas do Ideb


Vereador Waldemir José na CMM_Foto: Putarco Botelho
A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb poderia ter sido alcançada em 2011 em Manaus, caso a Prefeitura tivesse investido na educação. A avaliação é do vereador Waldemir José (PT), destacando que faltou, por exemplo, construir mais salas de aula, visando reduzir o número de alunos em sala de aula.
“A Prefeitura acabou o turno da fome lotando as salas aula”. Faltou também a realização concurso para a contratação de professores e implantação de um Plano de Cargos e Remuneração que atendesse os anseios dos trabalhadores em educação, oferecendo melhor qualidade de vida e de salário desses profissionais.
“Hoje muitos professores são obrigados a cumprir até três turnos de aula, para não deixar estudantes sem aula e também para aumentar a renda mensal”, disse o vereador petista. Na opinião do vereador, isso acaba prejudicando o plano de aula, já que o professor fica sem tempo para preparar a aula que vai ministrar aos seus alunos.
Waldemir José disse, ainda, que faltou ao município investir no aumento da Hora de Trabalho Pedagógico – HTP, que é aquele tempo que o professor tem para pesquisar, estudar e preparar as aulas. “Esse tempo é importante para o professor”, desatacou o parlamentar. Waldemir José lembra que por duas vezes apresentou a proposta de aumento da Hora-atividade para os professores, mas nas duas ocasiões a matéria foi rejeitada pela bancada de apoio ao prefeito Amazonino Mendes.
Além disso, tem a questão das escolas que são fechadas para reforma no período letivo. Outras são fechadas por falta de pagamento da conta de energia elétrica ou por outras razões. “O fato é que os maiores prejudicados são os estudantes que ficam sem aula ou têm que complementar período de aula durante as férias”.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.