Páginas Adicionais

terça-feira, 13 de março de 2012

Vereador diz que Comissão Especial tem poder limitado


Foto: Plutargo Botelho


O vereador Waldemir José (PT) destacou nesta terça-feira, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que somente a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) terá condições de investigar profundamente e cobrar, até de forma jurídica, explicações da empresa Águas do Amazonas do porque, apesar dos investimentos no sistema, cerca de 600 mil pessoas continuem sem ter águas em suas casas. Uma Comissão Especial tem poder limitado.
Em 12 anos de concessão dos serviços de captação e distribuição de água, foram investidos mais de R$ 750 milhões no sistema. “Defendo a CPI porque o resultado das investigações vão apontar caminhos que vão orientar a Prefeitura a desenvolver ações que possam sanar o problema da falta água encanada nas casas de mais de um terço da população de Manaus”, disse Waldemir José, alertando para o perigo dos discursos de que não pode haver CPI em ano eleitoral.
 Na avaliação do vereador, esse tipo de discurso pode levar a outro, o de que nos anos pré-eleitorais também não pode haver CPI porque é um projeto eleitoreiro; “ou seja, estão tirando uma das funções dos vereadores que é fiscalizar”. O vereador destacou, ainda, que a CPI é um instrumento legítimo que deve ser utilizado pela Câmara Municipal para desenvolver investigação como no caso da falta de cumprimento do contrato de concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário por parte da empresa Águas do Amazonas.



Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.