Páginas Adicionais

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vereador apresenta projeto de lei sobre custos do serviço de água


Waldemir José está propondo um projeto de lei que obriga a Prefeitura de Manaus a debater, em audiências públicas, a proposta de reajuste do serviço, antes de autorizá-lo à concessionária do serviço, ÁGUAS DO AMAZONAS. Após o recebimento da planilha de custo, de investimentos e proposta de reajuste da concessionária, a Prefeitura terá 15 dias para promover as audiências com objetivo de expor os motivos de conceder ou não o aumento da tarifa.
Segundo o PL, a concessionária “Águas do Amazonas” deve enviar à Prefeitura e ao Ministério Público do Estado (MPE) os custos dos serviços de água e esgotamento sanitário que constam na tarifa. A cada dia de atraso do envio dos documentos pela empresa acarretará em multa de 300 UFM (Unidade Fiscal do Município).
Além disso, o poder público ficará obrigado a fazer convite à população para participar das audiências públicas pelo emprego da mídia impressa e eletrônica.
Se as audiências forem ignoradas, não será concedido qualquer aumento da tarifa requisitada. Os dados sobre o custo do serviço de água estarão disponíveis através dos sites oficiais da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e da Prefeitura.

Relembre

No mês de março, Waldemir apresentou um indicativo à Prefeitura de Manaus solicitando a troca do balizar de reajuste do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que garante um equilíbrio melhor, já utilizado em outras capitais.

Após sessão plenária cancelada, Waldemir propõe presença obrigatória nas reuniões de comissões e sessões especiais





Desde o dia 15 de março, o vereador Waldemir José (PT) tem enfrentado resistência dos colegas da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em assinar o projeto de resolução determinando desconto nos salários dos parlamentares que faltarem às reuniões das comissões e das sessões especiais (audiências públicas, homenagens, tribunas populares) sem justificar por escrito.
A notícia vem a calhar no dia em que a sessão plenária ordinária foi cancelada por falta de quórum por terem comparecido 11 dos 38 vereadores. 
A explicação, segundo Waldemir, é que os vereadores já têm dificuldade em comparecer em sessões normais ainda mais em sessões especiais.
Até agora, o projeto de resolução só recebeu 9 das 13 assinaturas necessárias, que visa alterar o parágrafo primeiro do artigo 96 e o parágrafo quinto do artigo 126, do regimento interno da Casa.
Assinaram o projeto, além de Waldemir, Ademar Bandeira (PT), Dr. Denis (PTB), Gilmar Nascimento (sem partido), Joaquim Lucena (PSB), Lúcia Antony, Luizinho Neves (PRP), Reizo Castelo Branco (PTB) e Paulo De Carli (PRTB).
Para o vereador, isso demonstra a pouca importância que os parlamentares dão ao trabalho legislativo. “É falta de compromisso com a população que elegeu o vereador. Quando ele não participa, não dá importância ao tema e às pessoas que vão à Câmara debater os assuntos de interesse da sociedade”, ressaltou.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.