Fotografia:DICOM/ Plutatgo Botelho |
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Água), na reunião desta quarta-feira, acatou a proposta do vereador Waldemir José (PT) para uma visita ao bairro Nova Vitória, na zona Norte, para conhecer as instalações do sistema de distribuição de água e a estação de tratamento de esgoto, construídos com recursos públicos. A visita vai acontecer na quarta-feira (11), a partir das 10h.
Waldemir José explicou que apesar das instalações estarem concluídas, a população sofre com problemas da falta de água tratada em suas casas. Além disso, os moradores foram comunicados que deverão instalar a tubulação de suas casas a rede de esgoto e que para isso terão que pagar uma taxa de R$ 350. “O bairro é formado por pessoas de baixa renda, como vão poder pagar essa taxa para integrar a rede de esgoto, além do que é uma obra construída com recursos dos governos federal e estadual”.
O vereador disse, ainda, que fez uma visita a Secretaria Estadual de Infraestrutura e foi informado pelos técnicos da Secretaria que o sistema está sendo preparado para ser entregue para a Prefeitura, que fará a transferência para a empresa Águas do Amazonas. “A visita vai permitir que a CPI conheça um sistema que, em tese, é muito bom, construído com recursos públicos, mas que estão querendo transferir para o setor privado”.
Na reunião desta quarta-feira ficou decidido que as vistas solicitadas pelos membros da CPI deverá acontecer sempre as quartas-feiras, a partir das 10h. Foi decido também que as denúncias que forem sendo apuradas serão encaminhadas imediatamente para o Ministério Público do Estado.