Páginas Adicionais

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Waldemir busca mais quatro assinaturas para aprovar a CPI do transporte

O vereador na Tribuna da Câmara Municipal de Manaus- Fotografia: Thiago Correa/CMM
A Denúncia de que os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviário de Manaus (STTRM) cobram propina dos empresários de ônibus, publicada hoje (14) por um jornal da cidade, levou o vereador Waldemir José (PT) a solicitar, mais uma vez, aos demais vereadores assinatura ao requerimento de pedido de CPI (Comissão de Parlamentar de Inquérito) para investigar o sistema de transporte público da cidade. O pedido foi feito na manhã da última quarta-feira, durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

Para Waldemir José, essa cobrança feita pelos representantes do Sindicato só ocorre porque há concentração de recursos no sistema decorrente do sobre-preço da tarifa de ônibus que os usuários pagam diariamente. “A população paga mais do que deveria. Será que de fato são os empresários que pagam essa propina?” questionou o parlamentar. 

Ele lembrou que durante sua fiscalização, realizada no mês fevereiro e março deste ano, no sistema de transporte da cidade, constatou que as empresas não cumprem o acordo exigido em Contrato e a Prefeitura não fiscaliza as ações das empresas. Um dos fatos graves que o parlamentar observou durante a atividade foi o número de viagens dos ônibus que não é cumprido. No bairro de Petrópolis, por exemplo, deveriam ocorrer 18 viagens em 2 horas, conforme determina a planilha apresentada pelo Superintendente Municipal de Transporte Urbano (SMTU) Pedro Carvalho ao vereador Waldemir, mas na prática são realizadas apenas 9 viagens. 

O parlamentar lamentou profundamente que apesar de todos esses problemas no transporte publico da cidade, a Câmara não se coloca como defensora dos direitos da população e cumpridora do seu papel de fiscalizadora com poder independente. “É lamentável quando descobrimos que do lado dos empresários há uma quadrilha formada e do lado dos trabalhadores há outra quadrilha e esta Casa fica passiva observando essas quadrilhas roubarem nosso povo”, disse Waldemir solicitando as últimas assinaturas que faltam para protocolizar o pedido de CPI. 

Waldemir José informou, ainda, que o requerimento de pedido de CPI já tem 10 assinaturas, o que representa cerca de 70% das assinaturas obrigatórias para a implantação das investigações no sistema de transporte. 
Até o momento, além da assinatura do próprio autor, vereador Waldemir José, também assinaram o pedido de CPI os vereadores petistas Rosi Matos e Professor Bibiano; Gilmar Nascimento (PDT), Isaac Tayah (PSD), Massami Miki (PSL), Marcel Alexandre (PMDB), Plínio Valério (PSDB) e Arlindo Júnior (PROS)

Acesse também: http://www.cmm.am.gov.br/33092/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.