Páginas Adicionais

segunda-feira, 2 de março de 2015

Waldemir aciona MPE contra o descaso com escola São João da Comunidade Santa Luzia do Tiririca do Rio Preto da Eva




Por ocasião do descaso com a escola São João, localizada na comunidade Santa Luzia do Tiririca, a 70 quilômetros de Manaus, que está sem aula devido o imbróglio acerca de quem é a responsabilidade pela educação nessa localidade, o vereador Waldemir José (PT) deu entrada nesta segunda-feira (2), junto ao Ministério Público do Estado (MPE/AM), na representação contra a Prefeitura de Manaus e contra a Prefeitura de Rio Preto da Eva, para apurar a qual desses Executivos cabe a prestação desse serviço à comunidade localizada no baixo Rio Preto.

Em visita à comunidade Santa Luzia, para fiscalizar os equipamentos públicos municipais, realizada na última quinta-feira (26), o vereador Waldemir José constatou que os alunos ainda estavam sem iniciar o ano letivo em virtude da escola não está funcionando por falta de jurisdição. Documentos apresentados por moradores comprovam que essa comunidade pertence ao município de Manaus, mas a Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município de Manaus afirma que essa escola é de responsabilidade de Rio Preto da Eva.

Para o vereador,  essa situação tem que ser esclarecida rapidamente, uma vez que no meio desse embate entre as Prefeituras, as crianças e os adolescentes estão sendo prejudicados em seu desenvolvimento escolar. “Dado a gravidade e urgência  da situação, é preciso apurar de quem é a responsabilidade por esse serviço na comunidade Santa Luzia e, imediatamente fazer com que seja ofertada a educação para as crianças e adolescente dessa localidade”, disse o parlamentar.

Na ocasião da entrega da representação, Waldemir José reuniu com o Procurador-geral de Justiça, Carlos Fábio Braga Monteiro que prometeu agilizar o pedido e tomar as devidas providencias para solucionar o mais breve possível esse impasse.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843


Vereador propõe CPI para investigar escolas ribeirinhas abandonadas pela Prefeitura





 Foto e Arte: Cila Reis

Com o intuito de investigar a situação de total abandono em que se encontram as escolas municipais ribeirinhas por parte da Prefeitura, o vereador Waldemir José (PT) anunciou na manhã desta segunda-feira (2), durante a Sessão Plenária, que entrará com pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar essa situação. Durante seu pronunciamento ele fez exposição de fotos que retratam a dura realidade que a população da zona rural enfrenta.

Durante a exposição, Waldemir José apontou alguns dos inúmeros problemas que ele encontrou durante a realização da primeira fase de fiscalização nas escolas ribeirinhas concluída na última quinta-feira (26), são eles: a falta de água potável; instalações elétricas inadequadas com perigo de incêndios; falta de banheiros internos nas escolas; Falta de professores; professores multisseriados sem formação; merenda escolar insuficiente; armazenamento dos alimentos em locais inadequados; alimentos da merenda escolar vencidos; escolas ainda com telhas de amianto; puxadinhos improvisados servindo como salas de aulas; salas de aulas quentes e insalubres;

Entre os problemas mais graves, o parlamentar destacou a ausência de gestor em praticamente todas as escolas visitadas, escolas em construção há mais de três anos, equipamentos de informática encaixotados há mais de 3 anos esperando instalação, trabalhadores terceirizados estão sem receber o 13º salário e o salário do mês e o mais grave crianças fora da escola porque a escola da comunidade não é reconhecida tanto pelo município de Manaus como pelo munícipio de Rio Preto da Eva. 

“É um absurdo que em pleno século 21 a educação do município seja tratada dessa forma. É um desrespeito com nossa Constituição que determina que lugar de criança é na escola. Não podemos aceitar essa situação. A gravidade desse quadro nos exige uma investigação mais apurada, por isso solicito dessa Casa a instalação de uma CPI para investigar a educação nas escolas municipais ribeirinhas”, disse Waldemir.  

Além do pedido de CPI, o qual o parlamentar julga essencial para melhoria da educação nessas localidades, ele entrará também com representações junto ao Ministério Público do Estado (MPE), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que se investigue essa situação. Além disso, Waldemir realizará ainda este mês, por intermédio da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM),  audiência pública para tratar desses problemas.

  
Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843




Emenda que urbaniza rua 8C do Alfredo Nascimento, de autoria do vereador Waldemir, começa a ser efetivad



Devido ao possível início da execução das emendas ao orçamento do município deste ano, o vereador Waldemir José (PT), juntamente com o Gerente de Obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Cleodemar Justino, estiveram na tarde de ontem (24) na rua 8C do bairro Alfredo Nascimento, zona Norte, para uma visita técnica para a urbanização da localidade. A emenda é de autoria do parlamentar petista com a participação do vereador Roberto Sabino (Pros).

Cerca de 60 moradores do bairro estiveram presentes na visita solicitando o início das obras e também urbanização para as demais ruas. Na ocasião, o representante da secretaria afirmou durante a visita que após o período de chuvas as obras se iniciarão nesta localidade, mas no que diz respeito a outras solicitações, é preciso que haja projetos aprovados para serem executados.

Para Waldemir José, essa sinalização de que a obra será executada é importante porque a concretização do projeto irá contribuir para a melhoria de qualidade de vida desses moradores. “A efetivação dessa emenda será uma vitória para essas famílias.. A forma como essas pessoas vivem é desumana e insalubre. Ninguém merece viver assim”, disse o parlamentar.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

Prefeito não dialoga com a população para resolver os entraves da mobilidade, diz Waldemir

Foto: Sérgi


Por conta do debate sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus, o vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira (24), para chamar atenção sobre a falta de diálogo da Prefeitura com os setores da sociedade na construção de uma política de mobilidade urbana, uma vez que os gestores do município, até o momento, não realizaram nenhum debate acerca do  Plano de Mobilidade

Baseado num artigo publicado hoje em um jornal de circulação na cidade, Waldemir disse que o Plano de Mobilidade Urbana exige seriedade e dedicação, mas, sobretudo, vontade política em resolver o problema. “Penso que esse problema não é simples, mas a Prefeitura tem que estar dispostaa a buscar alternativas para resolução desse impasse juntamente com a sociedade. Esse é o momento de somarmos força e não de implantarmos o autoritarismo”, afirmou o parlamentar.

Ele lembrou que a situação caótica do trânsito da capital está cada dia pior e a Administração Municipal parece não está muito interessada em resolver, porque não apresenta plano para receber recursos do Governo Federal.

Além disso, Waldemir relatou aos demais parlamentares que durante a viagem realizada para executar um estudo nos modais das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidades onde o Plano de Mobilidade urbana esta sendo executado, ele detectou que Manaus está muito atrasada em relação a essas cidades. “Nessas cidades as Administrações Municipais dialogam com a população. Já aqui em Manaus o plano está atrasado, o prefeito age de forma autoritária não ouve a Câmara, nem a população e nem o Ministério Público que não deveria mais orientar a Prefeitura, mas deveria entrar com uma ação contra essa administração”, ressaltou o parlamentar.



Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843


Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.