Foto: DICOM/Plutargo Botelho |
O vereador Waldemir José (PT) anunciou no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a realização do primeiro evento do Fórum das Águas, que acontece na próxima sexta-feira (23), a partir das 7h30, na avenida Grande Circular. O vereador adianta que será feita uma passeata em comemoração ao Dia Mundial da Água e também em protesto contra a falta de água em várias áreas da cidade, particularmente nos bairros das zonas Leste e Norte.
A concentração será nas proximidades do shopping Grande Circular no bairro São José, de onde segue pela avenida Grande Circular indo até a Feira do Produtor no bairro Jorge Teixeira. Fazem parte do Fórum das Águas associações de bairros, Sindicato dos Urbanitários, representantes da Igreja Católica e movimentos sociais. O vereador destacou a importância de trazer a população para participar das discussões sobre o problema da falta de água.
Na avaliação de Waldemir José uma ação importante que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI da Água) deveria fazer seria uma aliança com setores dos movimentos populares. Os movimentos sociais podem contribuir para a solução dos gargalos do sistema de distribuição de água que, apesar dos investimentos realizados, cerca de 600 mil pessoas em Manaus continuam sem água em suas casas, doze anos depois do processo de concessão.
“É importante que a população participe das discussões sobre os problemas da falta de água”, destacou Waldemir José. A CPI da Água que deverá ter seus membros definidos ainda esta semana, tem o objetivo de investigar itens do contrato de concessão que não foram cumpridos pela empresa Águas do Amazonas.