Páginas Adicionais

sexta-feira, 8 de março de 2013

SESSÃO ESPECIAL



 A Sessão Especial em homenagem aos 33 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), foi realizada na amanhã desta quinta-feira (7), no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Considerado  o maior partido de esquerda da América Latina, governa o Brasil há 10 anos, período em que alavancou a economia do país. O evento, de autoria dos vereadores Rosi Matos,  Professor Bibiano e Waldemir José líder da bancada petista, contou com a participação dos membros dos diretórios Municipal e Estadual.

Fundado em 10 de fevereiro de 1980 por metalúrgicos, intelectuais, sindicalistas e representantes de movimentos sociais que tinham em comum o desejo de forma um partido político feito por trabalhadores e para trabalhadores, o PT é hoje um dos maiores e mais importantes partidos de esquerda da América do Sul e o segundo maior partido do pais, com aproximadamente 1,5 milhões de filiados em todo o Brasil.

Para o vereador  Waldemir José,  ao completar 33 anos de história, o PT vem reafirmar as lutas contra as desigualdades sociais por meio da atuação da militância e de outras entidades ligadas a sua história, como: Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central de Movimentos Populares  e vários outros sindicatos espalhados pelo país, bem como a luta da bancada do Partido no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

“A trajetória do PT se confunde com a história do Brasil desde o fim da ditadura militar, quando atuou com outras forças políticas para a retomada da democracia no país. O PT e um instrumento inovador na cultura política brasileira.  Surgiu como alternativa à situação do país. Foi criado em plena ditadura militar para se contrapor à forma política da época”, disse. 

Ele relembrou, ainda, que o PT foi  um marco político no pais. Foi o primeiro partido que colocou uma mulher negra no Senado, uma nordestina no governo da maior capital do país, uma agricultora, um sindicalista e muitos outros trabalhadores e trabalhadoras ao parlamento, culminando com a eleição de um ex-torneiro mecânico e líder sindical Luís Inácio Lula da Silva.

Durante seus discursos os parlamentares  proponentes e também os convidados, lembraram que o PT no comando mudou o Brasil para melhor nesses últimos 10 anos, proporcionando profundas mudanças econômicas e sociais à população. "A sociedade mudou. Aquela desesperança dos anos 90 foi transformada em otimismo e em uma nova pauta de desejos e exigências. Podemos dizer que a esperança venceu o medo da mudança", foi o que expressou Waldemir.

O líder petista comentou, ainda, que o Governo do PT ficou marcado pela diminuição do desemprego, pelo aumento do poder de compra da população, pelo aumento de famílias nas classes A, B e C, pelo ingresso de jovens no ensino superior, pela redução da pobreza dando vida mais digna a milhares de brasileiros. Ele reconheceu que ainda há muito a melhorar, mas acredita que o partido ainda tem muito a contribuir para o desenvolvimento do país.

"Temos muitas razões para festejarmos estes 33 anos de existência do Partido do Trabalhadores. Um partido que estando à frente do governo mudou a cara do país", concluiu.


Assessoria de comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.