Páginas Adicionais

terça-feira, 28 de abril de 2015

Primeira Audiência Pública realizada em comunidade ribeirinha debate a situação precária das escolas rurais


Audiência Pública na comunidade Três Unidos - Foto: Robervaldo Rocha/DIRCOM/CMM

O vereador Waldemir José (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM),  nesta segunda-feira (27) para destacar a  importância da realização da “primeira  Audiência Pública da Câmara realizada numa comunidade ribeirinha”. De autoria do parlamentar, essa audiência que foi realizada na última quinta-feira, na comunidade Três Unidos, que fica a 50 quilômetros do centro urbano de Manaus, tratou da situação de precariedade das escolas municipais das comunidades ribeirinhas do Rio Negro.

De acordo com Waldemir, a audiência contou com a participação de 13 comunidades ribeirinhas que trouxeram suas reivindicações, além da participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Defensoria Pública do Estado.

Ele também fez exposição dos problemas que constatou durante as fiscalizações nas escolas das 21 comunidades do Rio Negro e Rio Amazonas nos meses de dezembro de 2014 e janeiro, fevereiro e março deste ano. Segundo Waldemir, os problemas são inúmeros e vão desde a falta de água potável; instalações elétricas inadequadas com perigo de incêndios; falta de banheiros internos nas escolas; Falta de professores; merenda escolar insuficiente;armazenamento dos alimentos em locais inadequados; trabalhadores terceirizados em receber 13º salário;alimentos da merenda escolar vencidos, até a ausência de gestores.

“Os relatos das lideranças comunitárias presentes na audiência reforçam aquilo que já venho denunciando como fruto das fiscalizações que realizei. Essas escolas, em sua grande maioria, vivem em situação de quase total abandono pela Prefeitura. É preciso um compromisso com essas comunidades que há muito convivem com o abandono”, disse Waldemir.

Diante dessa situação, ele anunciou que entrará com representação ao Ministério Público do Estado (MPE) e ao Ministério Público Federal (MPF) para que sejam apuradas as causas da falta de merenda escolar e de gasolina para o transporte dos alunos, especialmente nas comunidades ribeirinhas.

Além disso, Waldemir José apresentará Projeto de Lei para criar um Fundo Municipal destinado a reparos nas escolas municipais e também acionará o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar da situação dos terceirizados que atuam nas escolas cujos direitos trabalhistas estão sendo negligenciados.

Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843
janercazevedo@yahoo.com.br


Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.