Páginas Adicionais

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Waldemir José defende a estatização do serviço de água

O vereador Waldemir José e técnicos da CPI da Água constatam inoperância das estações de tratamento de esgoto no bairro Nova Vitória. Foto: Assessoria 


A volta da administração dos serviços de água e esgoto para o Poder Público é a saída para que a população de baixa renda tenha acesso à água tratada e esgotamento sanitário. A defesa foi feita na manhã desta segunda-feira pelo vereador Waldemir José (PT), destacando que a empresa Manaus Ambiental vem se recusando a fazer investimentos em áreas periféricas da cidade.
“Saneamento básico é uma questão de saúde pública, mas a empresa concessionária optou em não fazer investimentos nos bairros periféricos e quem sofre é a população”, disse Waldemir José. O vereador petista lembrou que o estudo publicado pelo Instituto Trata Brasil aponta Manaus como uma das cidades onde menos se investe em saneamento básico. O levantamento foi feito em 100 cidades e Manaus ficou em 82º lugar.
A tabela de análise de dados mostra que não fazem parte das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto mais de 187,8 mil pessoas. Enquanto isso, o percentual de perdas (desperdício) fica em 59,6%. Ainda segundo a tabela, o atendimento total de esgoto não chega a 22% da população da capital, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1,8 milhões de habitantes.
O mesmo estudo aponta também que a empresa Águas do Brasil teve a pior avaliação entre as empresas privadas. O vereador explicou que a taxa de água praticada em Manaus é de R$ 2,15, uma das mais elevadas do país. Em Curitiba, por exemplo, que é uma das cidades com melhor saneamento, a taxa de água é de R$ 1,96. “Por essa razão defendo que a administração de água e esgoto deve voltar para as mãos do Governo do Estado ou da Prefeitura”.
Waldemir José adiantou que um dos resultados das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o não cumprimento das metas do contrato de concessão do serviço de água, mostra que a população de baixa renda só tem acesso a água tratada em áreas onde o Governo do Estado ou a Prefeitura fizeram investimentos. Em outras áreas a empresa concessionária está esperando que o Programa Águas para Manaus – Proama entre em funcionamento.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.