Páginas Adicionais

terça-feira, 19 de julho de 2016

Waldemir relata a situação das escolas e postos de saúde das comunidades do Rio Amazonas


Vereador Waldemir José - fotografia: Rafael Lins

Manaus, 20 de junho de 2016

“O discurso da falta de recurso decorrente da crise não cabe mais como justificativa da Prefeitura para abandonar obras de escolas há mais de 3 anos”, disse o vereador Waldemir José (PT) ao relatar, nesta segunda-feira, o resultado das fiscalizações que ele realizou na última sexta-feira (17), nas comunidades Jatuarana, Paraná da Eva, Santa Rosa I e Assentamento Nazaré, todas localizadas à margem esquerda do Rio Amazonas, cerca de 70 quilômetros da sede de Manaus.

De acordo com o parlamentar, o pior problema encontrado nessa fiscalização foi a obra da Escola Municipal Santa Rosa, na comunidade Santa Rosa I, que está paralisada há mais de dois anos e a atual estrutura usada pela escola está em péssimas condições. “Esse desperdício de recurso público  é um clássico exemplo da má administração de Artur Neto”, destacou Waldemir José.

Ele relatou que os problemas nas escolas e postos de saúde dessas comunidades praticamente são os mesmos das demais que estão localizadas no Rio Negro. Merenda escolar insuficiente, falta manutenção básica; gasolina das lanchas que transportam os alunos e professores é insuficiente, o que acarreta na suspensão das aulas; equipamentos que poderiam melhorar a infraestrutura das escolas e postos de saúde encaixotados há mais de dois anos; nas comunidades que tem postos de saúde falta fita do glicosímetro e os prédios que estão em bom estado de conservação é devido às ações de moradores.

A fim de evitar a suspensão de aulas nas escolas por ausência de professores que moram na área urbana de Manaus, Waldemir José estuda a possibilidade de apresentar Projeto de Lei que possa assegurar nos concursos públicos cotas para professores que moram na própria comunidade.

Além disso, o vereador acionará o Ministério Público do Estado (MPE/AM) para que investigue o recorrente problema de falta de gasolina nas lanchas escolares que servem às comunidades ribeirinhas de Manaus.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.