Páginas Adicionais

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MPE abre ação civil contra reajuste na tarifa de água em Manaus

Por
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE) ingressou no último fim de semana com uma ação civil pública contra a Águas do Amazonas para impedir o reajuste na tarifa do serviço de abastecimento de água a partir do próximo dia 28.

A ação civil é resultado da denúncia apresentada pelo vereador Waldemir José e o deputado José Ricardo (ambos do PT), à qual os parlamentares anexaram uma base de cálculos que mostram que a taxação de 5,95% exigida pela concessionária está acima dos índices inflacionais.

Apesar de o reajuste anual estar previsto em contrato, os documentos anexados à ação civil pelos parlamentares comprovam que a Águas do Amazonas não vem prestando de forma adequada os serviços de água e esgoto.

“Há vários casos de falta de abastecimento no serviço em vários bairros de Manaus. No ano passado, o serviço de água deveria alcançar 98% das casas e o serviço de esgoto deveria atender 51% dos bairros. Isso, entretanto, não foi cumprido. Então não há porque aumentar a tarifa”, disse José Ricardo ao EM TEMPO Online.

Procurada pela reportagem, a assessoria da Água do Amazonas informou que até o momento a empresa ainda não foi notifidada pelo MPE.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.