Páginas Adicionais

quinta-feira, 22 de março de 2012

CPI da água em Manaus é formada por maioria governista | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

CPI da água em Manaus é formada por maioria governista | Manaus | Acritica.com - Manaus - Amazonas

IBGE será convidado a comparecer na CPI da Água

Foto: DICOM/Sérgio Oliveira

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será um dos primeiros órgãos a ser convidado para comparecer perante os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o contrato de concessão do serviço de água em Manaus. O vereador Waldemir José (PT), que faz parte da Comissão, explica que vai solicitar que os técnicos do IBGE façam uma exposição sobre o resultado do censo de 2010, que demonstra a deficiência do sistema de abastecimento de água no município.
Na avaliação do vereador, a exposição dos técnicos do IBGE é importante para que os membros da CPI da Água possam conhecer e analisar esse documento de pesquisa que aponta as deficiências no sistema de distribuição de água tratada. Outro órgão que será convidado a comparecer a CPI é a Agência Reguladora dos Serviços Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam). De acordo com o relatório de 2010 elaborado pela Agência, as perdas de água em Manaus chegam a 61,09%. A empresa fala em 56% de perdas.
Os diretores da empresa Águas do Amazonas dizem que as perdas estão relacionadas as ligações clandestinas. Na opinião de Waldemir José, a Águas do Amazonas antes de jogar a culpa nos consumidores deve apresentar documentos sobre investimentos em tubulações. “A empresa tem que assentar novas tubulações e fazer a manutenção das antigas e se for o caso providenciar a troca, para evitar perdas por vazamentos, mas isso não está acontecendo”.
O vereador adianta que vai solicitar documentos que comprovem os investimentos feitos da empresa no sistema de água, onde foram aplicados esses investimentos e o valor do que foi investido.

Vereador considera estranha escolha de Leonel como presidente da CPI da Água

Foto: DICOM


O vereador Waldemir José (PT), escolhido para ser um dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o contrato de concessão dos serviços de água, considerou estranha a escolha do vereador Leonel Feitoza (PSD) para presidir a CPI das Águas. “O Leonel Feitoza foi o vereador que mais se empenhou para desacreditar a CPI, dizendo não acreditar na CPI, e, mesmo assim, foi escolhido presidente”.
Vale lembrar que Leonel Feitoza foi o parlamentar que mais participou de CPIs na Câmara, na condição de presidente ou relator, algumas sem trazer nenhum resultado prático para a população. Waldemir José destacou, no entanto, que, com a Comissão já definida, surge agora a necessidade dos membros da CPI buscar alternativas que possam orientar o Poder Público a fazer um trabalho para solucionar o problema de água em Manaus, particularmente nas zonas Norte e Leste.
Nesse sentido, Waldemir José disse que entrou em contato com Federação Nacional dos Urbanitários para confirmar a participação de diretores da Federação em uma reunião onde será debatido o saneamento básico no país. Na ocasião deverá ser apresentado um balanço sobre as privatizações no sistema de água nas cidades brasileiras.
Em conversa por telefone, o presidente da Federação, Franc Moreira, adiantou que a privatização só está apresentando bons resultados em cidades onde a população tem um bom poder aquisitivo, o que não é o caso de Manaus. “Isso vai contribuir nas discussões da CPI da Água, em busca de apontar uma solução para o problema da água em Manaus”, avaliou o vereador.

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.