Foto: DICOM/Sérgio Oliveira |
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será um dos primeiros órgãos a ser convidado para comparecer perante os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o contrato de concessão do serviço de água em Manaus. O vereador Waldemir José (PT), que faz parte da Comissão, explica que vai solicitar que os técnicos do IBGE façam uma exposição sobre o resultado do censo de 2010, que demonstra a deficiência do sistema de abastecimento de água no município.
Na avaliação do vereador, a exposição dos técnicos do IBGE é importante para que os membros da CPI da Água possam conhecer e analisar esse documento de pesquisa que aponta as deficiências no sistema de distribuição de água tratada. Outro órgão que será convidado a comparecer a CPI é a Agência Reguladora dos Serviços Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam). De acordo com o relatório de 2010 elaborado pela Agência, as perdas de água em Manaus chegam a 61,09%. A empresa fala em 56% de perdas.
Os diretores da empresa Águas do Amazonas dizem que as perdas estão relacionadas as ligações clandestinas. Na opinião de Waldemir José, a Águas do Amazonas antes de jogar a culpa nos consumidores deve apresentar documentos sobre investimentos em tubulações. “A empresa tem que assentar novas tubulações e fazer a manutenção das antigas e se for o caso providenciar a troca, para evitar perdas por vazamentos, mas isso não está acontecendo”.
O vereador adianta que vai solicitar documentos que comprovem os investimentos feitos da empresa no sistema de água, onde foram aplicados esses investimentos e o valor do que foi investido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário