Páginas Adicionais

quinta-feira, 31 de março de 2016

Thiago de Mello recebe na Câmara Municipal placa comemorativa pela passagem de seu aniversário




Manaus, 30 de março de 2016


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta quarta-feira (30), a Sessão Especial de entrega de placa comemorativa ao poeta Thiago de Mello pela passagem de seus 90 anos de vida. Além do autor da homenagem, vereador Waldemir José (PT), a cerimônia contou com a participação daPrimeira Dama de Manaus e Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Gorete Garcia; do cônsul geral da Republica de Cuba em Manaus, Turcios Miguel Lopéz e do cônsul geral do Japão em Manaus, Kazuo Yamazaki.

Thiago de Mello foi preso e torturado durante a ditadura militar e se exilou no Chile, onde conheceu Pablo Neruda, de quem se tornou amigo e tradutor, tendo suas obras também traduzidas pelo chileno. Ele é reconhecido como um dos maiores nomes vivos da poesia de caráter social. É conhecido na literatura amazonense por importantes poemas populares que retratam a realidade dos pobres e dos oprimidos do mundo, tais como: Faz Escuro Mas Eu Canto (1968), Os Estatutos dos Homens (1973) e Canto do Amor Armado (1975).

Durante a homenagem, presidida pelo presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto (PHS), Waldemir José disse que a cidade de Manaus fica honrada em poder ter a oportunidade de ainda homenagear os 90 anos de um poeta tão importante para cultura local. “Falar em Thiago de Mello é falar de várias falsetas do homem. Poucas pessoas no nosso mundo atual têm essa forma peculiar de transcrever a vida em poesias da forma que ele faz”, destacou o parlamentar.

Gorete Garcia destacou a importância do poeta para sociedade, devido a suas obras que sempre buscaram retratar o amor cotidiano em suas poesias, bem como destacar a importância e a delicadeza das mulheres, observando sua força e contribuição para formação da sociedade.

Já, Thiago de Mello lembrou dos tempos de infância quando morou na Alemanha , ocasião que viu despertar o interesse pela literatura e o desejo de criar poesias. Ele encerrou sua fala declamando um dos seus mais famosos poema: “A vida verdadeira”.


Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.