Páginas Adicionais

quarta-feira, 4 de março de 2015

Waldemir diz que a Prefeitura não tem plano estratégico para resolver a mobilidade urbana da cidade

Fotografia - Tiago Correa/CMM

“Prefeitura não sabe para onde ir”, disse o vereador Waldemir José (PT) ao criticar a metodologia de intervenção que a Administração Municipal está fazendo na mobilidade urbana da cidade de Manaus.  Para o parlamentar, as medidas aplicadas são ineficientes, uma vez que não existe o Plano de Mobilidade. A declaração foi feita nesta terça-feira (3), durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

 Waldemir afirmou que o Executivo Municipal não apresenta um plano estratégico para resolver o problema da mobilidade, ao contrário, demonstra que está fazendo de qualquer forma e de qualquer jeito.  “Não dá para ficar dando chute no escuro. Temos saber onde queremos chegar. Se a Prefeitura não sabe aonde quer chegar, essas intervenções feitas sem planejamento e objetivo podem piorar o sistema da cidade”, destacou o parlamentar.

E mencionou também que a Prefeitura não dialoga com a população a respeito das intervenções que realiza na cidade e lembrou que os recursos da Prefeitura são públicos, portanto, exige a prática de consultar a sociedade. “Temos que ter uma democracia participativa direta”, afirmou.

Além disso, ele cobrou a criação do Conselho das Cidades – política  aplicada em várias cidades brasileiras – para que os gestores promovam debates com representações da sociedade civil a respeito a mobilidade urbana e a correlação com as políticas públicas municipais.

 E por fim, Waldemir criticou a falta de informações a respeito da situação da mobilidade, que atualmente está defasada e concentrada na Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) e Implurb. “Esses dados devem circular na sociedade, nas universidades, no parlamento nas escolas etc, para que,  a partir disso, novas ideias possam surgir”, concluiu.

Por esses motivos, o parlamentar anunciou que entrará com requerimento solicitando a realização de um debate, por meio da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (COMTVOP/CMM), com os diversos setores da sociedade acerca da mobilidade urbana da cidade.


Assessoria de Comunicação
Jane Coelho
8821-2885/3303-2843
janercazevedo@yahoo.com.br

Quem sou eu

Minha foto
Manaus, Amazonas, Brazil
Waldemir José atua em movimentos populares, característica iniciada desde que era Agente Pastoral da Igreja Católica em Petrópolis. Foi presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Além disso,também foi um dos fundadores do cursinho Pré-Vestibular “Alternativo” de Petrópolis, projeto que hoje se transformou na ONG "Alternativo Vicente Ferreira da Silva”, onde se tornou sócio-fundador. No fórum do Orçamento Participativo de Manaus Waldemir atuou como coordenador, o que lhe proporcionou um grande conhecimento técnico no que diz respeito ao trato com o orçamento público. Waldemir José também foi assessor do Movimento Popular de Luta pela Drenagem do Igarapé da Cachoeirinha. Além desses elos com as comunidades, Waldemir José também apresenta ações incisivas na linha das atividades político-partidária. Vive diariamente a dinâmica partidária do PT, tendo concorrido em dois pleitos para deputado estadual e em um para vereador e foi presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. Em 2009 foi vereador,ocupando a vaga deixada por Marcelo Ramos, fez a diferença no parlamento Municipal, elevando o nível da política na Camara Munucipal de Manaus.