Vereador Waldemir José - PT na Ponta negra no dia 02 de novembro. |
O vereador Waldemir José (PT) disse que a Comissão de Serviços Públicos da Câmara Municipal de Manaus vai sugerir a Prefeitura o fechamento da área de aterro da praia da Ponta Negra, ao menos nesse período de seca do rio. Ele se baseia no laudo apresentado por Técnicos do Serviço Geológico do Brasil – CPRM que recomenda o fechamento dessa área da praia.
O CPRM recomenda também que, para manter o balneário para a população, a Prefeitura deve abrir um espaço de praia natural para os banhistas. “Nossa preocupação é com a segurança dos banhistas, pois já ocorreram 13 mortes por afogamento depois que praia passou por reforma”, destacou Waldemir José, explicando que, o estudo feito pelo CPRM indica que o terreno está irregular, apresentando desníveis abruptos entre a parte rasa e a parte mais profunda do rio.
A coleta e processamento de dados hidrográficos feitos por técnicos do CPRM foram realizados entre os dias 12 e 19 de novembro. O trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira etapa foi feito um estudo batimétrico – mede a profundidade do rio – e de perfis de velocidade das águas na região da praia. A segunda etapa iniciará no próximo dia 26 e consistirá em levantamento de campo com o objetivo de caracterizar a topografia da área emersa da praia para avaliar se há transporte de material para o rio.
“Vamos encaminhar o laudo do CPRM para a Prefeitura e o Ministério Público”. “Esperamos que a Prefeitura tenha a responsabilidade de bloquear a área de aterro da praia, ao menos nesse período e seca, liberando o espaço de praia natural para os banhistas, é preciso entender que o importante á a segurança das pessoas”, acrescentou o vereador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário