A
Câmara Municipal de Manaus (CMM) deverá votar ainda esta semana o Plano de
Mobilidade Urbana da Cidade de Manaus. Por conta disso, o vereador Waldemir
José (PT) usou seu tempo regimental, nesta terça-feira (15), para destacar
algumas das 20 emendas que ele apresentou ao plano.
Dentre
as emendas, Waldemir José destacou a exigência na prestação de um serviço de
qualidade no sistema de transporte público, com a quantidade de ônibus
circulando conforme prevê o contrato de concessão e que não está sendo cumprido,
com um atendimento respeitoso ao cidadão. “Defendo que o sistema de transporte
público seja de qualidade como um todo”, disse o parlamentar. “Defendo também
que, assim como as vias troncais do BRT (Bus Rapid Transit) vão receber
tratamento adequado para propiciar velocidade dos ônibus, as vias coletoras ou
alimentadoras que vem dos bairros recebam o mesmo tratamento.”, completou o
vereador.
Outra
proposta defendida diz respeito aos igarapés, que, na opinião do parlamentar,
não devem ser utilizados para vias de transporte motorizados, pois se isso
acontecer acabará de vez com os igarapés. Waldemir José defende a utilização de
transporte não motorizados, como canoas ou caiaques, proposta que está
perfeitamente alinhada com a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
O
escândalo das calçadas ocupadas por equipamentos urbanos e com carros, foi
outro ponto abordado por Waldemir nas emendas. Ele propôs um plano emergencial
de desocupação das calçadas. “Postes, lixeiras e 'orelhões' são de
responsabilidade do Poder Público e do particular, portanto devem ser retirados
das calçadas, que são públicas, mas foram privatizadas. Para as calçadas
ficarem livres para o pedestre circular a prefeitura tem que informar, educar,
fiscalizar e multar”, afirmou o parlamentar.
Com relação ao Centro de Manaus, local de maior atração de pessoas na cidade e
com consequência desastrosa para o trânsito na área, Waldemir José propõe que o
Plano incentive outras centralidades. “Defendo que o Centro Histórico deve
restringir o acesso de veículos individuais motorizados no local e que se
construa ciclovias e calçadas para o pedestre”, disse.
Na
opinião do vereador a pressa na aprovação do Plano de Mobilização acabou
prejudicando o aprofundamento do debate dos temas envolvidos. Para contornar
esse problema, Waldemir José fez uma proposta de emenda para que a primeira
revisão do Plano de Mobilização ocorra em dois anos, tempo suficiente, segundo
o parlamentar, para verificar as inconsistências do Plano.
Além
disso, Waldemir José propõe que o Plano de Mobilidade possa envolver mais ainda
a sociedade, pois, para ele, a participação da população é essencial para o
sucesso da aplicação e efetivação do plano, por isso ele espera que suas
propostas sejam aprovadas pela Câmara.
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